Submissões

Submissões Online

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Já possui um login/senha de acesso à revista Tempos Históricos?

Acesso Start New Submission

Não tem login/senha?

Acesse a página de cadastro
 

Diretrizes para Autores

1- A revista aceita colaborações para as seguintes seções: Dossiês Temáticos, Artigos, Notas de Pesquisa, Resenhas e Traduções. Nas seções “Dossiês Temáticos” e “Artigos”, os autores devem possuir titulação mínima de mestre. Nas demais seções, aceitam-se contribuições de mestrandos.

Ademais, não se publicam trabalhos em coautoria envolvendo orientandos e orientadores nos casos em que as submissões discorrerem sobre resultados de pesquisa de mestrado ou de doutorado desenvolvida pelo orientando ou ex-orientando.

Igualmente, a Revista Tempos Históricos limita-se a publicar, no máximo, um artigo (para dossiê temático ou livre) e uma resenha por volume/ano que resulte de submissão efetuada por docentes vinculados à Graduação e à Pós-Graduação em História da Unioeste, e um artigo (para dossiê temático ou livre) e uma resenha por volume/ano que resulte de submissão efetuada por discentes regularmente matriculados  no Programa de Pós-Graduação em História da Unioeste . O processo de avaliação obedece rigorosamente a todos os critérios estabelecidos pela revista

Por fim, não se aceitam trabalhos simultaneamente submetidos a outros periódicos, sejam do Brasil ou do exterior.

 

2- A revista aceita colaborações em língua portuguesa e em língua espanhola para todas as seções.

 

3- Colaborações para artigos devem trazer título em língua portuguesa e inglesa, resumo do texto em língua portuguesa e em inglesa (abstract) contendo entre 5 e  10 linhas em espaço 1 (simples); palavras-chave em português e inglês (keywords), no máximo 5; vínculo institucional do autor e a sua titulação. Os artigos em língua espanhola devem conter resumo, palavras chave em língua portuguesa, inglesa espanhola, vínculo institucional do autor e a sua titulação.

 

4- Os autores devem informar endereço (institucional ou convencional) e e-mail para correspondência e telefone para contato.

 

5- Os autores devem informar a origem do texto (se é parte de dissertação, tese, pesquisa financiada por órgão de fomento, etc.)

 

6- Os artigos devem seguir o limite mínimo de 15 e no máximo de 30 páginas. As resenhas observarão o espaço de 3 a 5 páginas. As Notas de Pesquisa devem seguir o limite mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas. As traduções devem seguir o limite mínimo de 10 e o máximo de 30 páginas.

 

7- Todas as colaborações devem ser formatadas em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5. Os arquivos devem ser submetidos em formato editável (.doc, .docx, .odt, .rtf).

 

8- As citações de até três linhas deverão ser integradas ao texto, entre aspas. As citações com mais de três linhas devem estar em parágrafo distinto, com recuo de 4 cm à esquerda, e em fonte tamanho 11 e espaço 1(simples).

 

9- As referências bibliográficas no corpo do texto devem ser feitas entre parênteses, constando o nome do autor, data da publicação da obra, bem como o número da página. Exemplo: (MUCHEMBLED, 1994: 48), (DUBY, 1979a: 88-89) ou (DUBY, 1979b: 89). Não utilizar termos como op. cit., idem, ibidem, entre outros.

 

10- As referências a obras, artigos, fontes primárias e outras devem ser citadas no final do artigo, observando as normas da ABNT (NBR6023-2002). Não devem ser abreviados nomes de autores, títulos de periódicos, livros, editoras, cidades, etc.

 

11- Quando apresentarem citações em língua estrangeira, as mesmas deverão ser traduzidas e constar em nota de rodapé, com exceção das citações em língua espanhola.

 

12- Tabelas, gráficos, imagens deverão ser numerados em algarismos arábicos na parte superior e na inferior deve-se informar a fonte.

 

13- Para termos ou expressões destacadas no texto utilizar apenas aspas simples.

 

14- Os artigos devem ser enviados após rigorosa revisão ortográfica e de concordância. Contribuições cujos textos não apresentam tal revisão serão rejeitados pelo Conselho Editorial.

 

15- Os textos devem consistir em material inédito, sendo as contribuições emitidas de responsabilidade de seus autores. Toda contribuição enviada à revista passará por rigoroso processo de verificação quanto ao seu ineditismo. Em caso de constatação de plágio ou autoplágio, o Conselho Editorial rejeitará sumariamente a contribuição submetida à apreciação da revista Tempos Históricos.

 

16- As resenhas de livros nacionais deverão ser de publicação inferior a 3 anos e as resenhas de livros internacionais deverão ser de publicação inferior a 5 anos.

 

17- As colaborações encaminhadas à revista serão apreciadas por membros dos Conselhos Consultivo e Editorial ou por pareceristas ad hoc.

 

18- Autor que já tenha publicado artigo e/ou outro trabalho na revista Tempos Históricos não poderá publicar nos dois volumes imediatamente subsequentes.

 

19- Baseado nos pareceres o Conselho Editorial decidirá pela publicação ou não da colaboração, comunicando ao autor(a) tal decisão.

 

20- Casos omissos serão avaliados e decididos pelo Conselho Editorial, conforme o regimento da revista.

 

21- A revista não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas.

 

22 - Não há cobrança para a submissão, tampouco para o processamento de todo tipo de contribuição enviada para a Revista Tempos Históricos.

 

23 - Ao publicar na Revista Tempos Históricos, os autores cedem à revista o copyright e os direitos de publicação referentes ao texto.


O Conselho Editorial não aceitará colaborações fora das normas estabelecidas acima. Os textos publicados e a exatidão das referências bibliográficas são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os editores não se responsabilizam pela redação, nem pelos conceitos emitidos pelos colaboradores. Recomenda-se fortemente que os autores, uma vez que publiquem seus textos na revista Tempos Históricos, incluam em seus Currículos Lattes o link de acesso ao conteúdo publicado.

 

Declaração de Direito Autoral


Aviso de Direito Autoral Creative Commons

Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

 

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.