Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Declaro que este artigo está de acordo com as normas da revista.
  • Declaro que este artigo é original e não foi submetido a outro periódico.
  • Declaro que enviei uma versão o artigo em WORD, sem a identificação de autoria.
  • Declaro que preenchi o sistema corretamente (não são permitidas letras em caixa alta) e inclui as informações biográficas do/a autor/a e o ORCID, além de preencher o campo das palavras-chave e das referências.

Diretrizes para Autores

 

Normas válidas a partir de 15/04/2021

1- A revista aceita colaborações para as seguintes seções: Dossiês Temáticos, Artigos, Resenhas, Traduções e Entrevistas. Nas seções “Dossiês Temáticos” e “Artigos”, os/as autores/as devem possuir titulação mínima de mestre. Nas demais seções, aceitam-se contribuições de mestrandos/as.

2. Os trabalhos submetidos à revista não deverão estar em processo de avaliação em outros periódicos, sejam do Brasil ou do exterior.

3- Não se publicam trabalhos em coautoria envolvendo orientandos(as)/ex-orientandos(as) e orientadores(as) nos casos em que as submissões discorrerem sobre resultados de pesquisa de mestrado ou de doutorado desenvolvida pelo orientando(as) ou ex-orientando(a).

3.1 No caso de artigos escritos em co-autoria, a revista aceita contribuições de, no máximo, dois autores, ordenados segundo a contribuição de cada um para o texto.

4 - A Revista Tempos Históricos limita-se a publicar, no máximo, um artigo (para dossiê temático ou livre) e uma resenha, tradução ou entrevista por volume/ano que resulte de submissão efetuada por docentes vinculados à Graduação e à Pós-Graduação em História da Unioeste, e um artigo (para dossiê temático ou livre) e uma resenha, tradução ou entrevista por volume/ano que resulte de submissão efetuada por discentes regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em História da Unioeste. O processo de avaliação obedece rigorosamente a todos os critérios estabelecidos pela revista

4.1 É vedado aos membros do Conselho Editorial publicar trabalhos na revista.

5. Os textos devem consistir em material inédito, sendo as contribuições emitidas de responsabilidade de seus autores. Em caso de constatação de plágio ou autoplágio, o Conselho Editorial rejeitará sumariamente a contribuição submetida à apreciação da revista Tempos Históricos.

Da submissão

6- A revista aceita colaborações em língua portuguesa e em língua espanhola para todas as seções.

7- Colaborações para artigos devem trazer título em língua portuguesa e inglesa, resumo do texto em língua portuguesa e em inglesa (abstract) contendo entre 5 e  10 linhas em espaço 1 (simples); palavras-chave em português e inglês (keywords), no mínimo 3 e no máximo 5; vínculo institucional do/a autor/a e a sua titulação. Os artigos em língua espanhola devem conter resumo, palavras chave em língua portuguesa, inglesa e espanhola, vínculo institucional do autor e a sua titulação.

8- Os/as autores/as devem informar e-mail para correspondência e ORCID (Open Researcher and Contributor ID).

9- Os/as autores/as devem informar a origem do texto (se é parte de dissertação, tese, pesquisa financiada por órgão de fomento, etc.)

10- Os artigos devem seguir o limite de 10 mil palavras, as entrevistas 5000 palavras e as resenhas 1500 palavras, incluindo notas, legendas, quadros, tabelas, ilustrações e referências bibliográficas.

11- Todas as colaborações devem ser formatadas em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5. Os arquivos devem ser submetidos em formato editável (.doc, .docx, .odt, .rtf).

12- As citações de até três linhas deverão ser integradas ao texto, entre aspas. As citações com mais de três linhas devem estar em parágrafo distinto, com recuo de 4 cm à esquerda, e em fonte tamanho 11 e espaço 1(simples).

13- As referências bibliográficas no corpo do texto devem ser feitas entre parênteses, constando o nome do autor, data da publicação da obra, bem como o número da página. Exemplo: (MUCHEMBLED, 1994, p.48), (DUBY, 1979a: p.88-89) ou (DUBY, 1979b, p.89). Não utilizar termos como op. cit., idem, ibidem, entre outros.

13.1 - Quando apresentarem citações em língua estrangeira, as mesmas deverão ser traduzidas e a tradução constar em nota de rodapé, com exceção das citações em língua espanhola.

14- As referências a obras, artigos, fontes primárias e outras devem ser citadas ao final do artigo, elencadas em ordem alfabética sem subtítulos, observando as normas da ABNT (NBR10520). Não devem ser abreviados nomes de autores, títulos de periódicos, livros, editoras, cidades, etc.

Exemplos:

LOPES, José Reinaldo de Lima. O direito na História. São Paulo: Max Limonad, 2000.

BOBBIO, Norberto. O positivismo jurídico: lições de Filosofia do Direito. São Paulo, Ícone, 1995.

JOSSUA, Jean Pierre; METZ, Johann Baptist. Editorial: Teologia e Literatura. Concilium, Petrópolis, v. 115, n. 5, p. 2-5, 1976

BRASIL. Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília, DF, 1995

A FLOR Prometida. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 4, 21 abr. 1995.

15- Tabelas, gráficos, imagens deverão ser numerados em algarismos arábicos na parte superior e na inferior deve-se informar a fonte.

16- Para termos ou expressões destacadas no texto utilizar apenas itálico.

17- Os artigos devem ser enviados após rigorosa revisão ortográfico-gramatical e devem ater-se estritamente às normas da revista. Contribuições que não apresentem tais critérios poderão ser rejeitadas sumariamente pelo Conselho Editorial/Editor(a)-chefe.

Resenhas

18- As resenhas de livros nacionais deverão ser de publicação inferior a 3 anos e as resenhas de livros internacionais deverão ser de publicação inferior a 5 anos.

18.1 As resenhas deverão vir acompanhadas de um título e da referência completa da obra analisada.

Traduções

19. As traduções terão sua viabilidade avaliada por parecerista que verifique a qualidade do ato tradutório no que se refere à coesão e coerência textual, bem como a inteligibilidade do texto traduzido tendo em vista as especificidades inerentes à língua-fonte.

19.1 É obrigatório, no ato da submissão da tradução, anexar uma cópia do texto original que foi traduzido, assim como uma autorização assinada pelo/a autor/a segundo o modelo anexo.

19.2 É da competência do Conselho Editorial a decisão sobre a relevância da tradução para a área das humanidades, tendo a prerrogativa de aceitar ou recusar as submissões recebidas.

20- Todas as colaborações encaminhadas à revista serão apreciadas por membros dos Conselhos Consultivo e Editorial ou por pareceristas ad hoc com o título de doutor.

21- O/a autor(a) que já tenha publicado artigo e/ou outro trabalho (resenha, entrevista ou tradução) na revista Tempos Históricos não poderá publicar nos dois volumes imediatamente subsequentes.

22- Baseado nos pareceres, o Conselho Editorial decidirá pela publicação ou não da colaboração, comunicando ao/à autor(a) tal decisão. A decisão quanto à eventual publicação compete, não obstante, exclusivamente ao Conselho Editorial.

23- Casos omissos serão avaliados e decididos pelo Conselho Editorial, conforme o regimento da revista.

24 - Não há cobrança para a submissão, tampouco para o processamento de todo tipo de contribuição enviada para a Revista Tempos Históricos.

 

Dossiês temáticos

25. A revista publicará edital de seleção de propostas de dossiês temáticos ao final do ano, selecionando propostas para os dois anos subsequentes. Serão selecionados 1 dossiê por ano/volume, a constar do segundo número do ano.

25.1 A submissão de propostas pelos membros dos Colegiados de Graduação e Pós-Graduação em História da Unioeste é permitida (à exceção dos membros do conselho editorial), e será avaliada no conjunto das propostas apresentadas após o edital.

25.2 As propostas de dossiê deverão partir de docentes de universidades diferentes, no limite de dois proponentes.

25.3 Aos organizadores do dossiê é vetada a publicação de artigos no próprio dossiê, com exceção da apresentação do número.

25.4 Aos organizadores do dossiê caberá a indicação de pelo menos um parecerista por artigo submetido à sua proposta. O(s) outro(s) parecerista(s) deverá(ão) ser indicado(s) pelo Conselho Editorial.

26 - Ao publicar na Revista Tempos Históricos, os autores cedem à revista o copyright e os direitos de publicação referentes ao texto.

 

O Conselho Editorial não aceitará colaborações fora das normas estabelecidas acima. Os textos publicados e a exatidão das referências bibliográficas são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os editores não se responsabilizam pela redação, nem pelos conceitos emitidos pelos colaboradores. Recomenda-se fortemente que os autores, uma vez que publiquem seus textos na revista Tempos Históricos, incluam em seus Currículos Lattes o link de acesso ao conteúdo publicado.



NORMAS VÁLIDAS ATÉ 15/04/2021

1- A revista aceita colaborações para as seguintes seções: Dossiês Temáticos, Artigos, Notas de Pesquisa, Resenhas e Traduções. Nas seções “Dossiês Temáticos” e “Artigos”, os autores devem possuir titulação mínima de mestre. Nas demais seções, aceitam-se contribuições de mestrandos.

Ademais, não se publicam trabalhos em coautoria envolvendo orientandos e orientadores nos casos em que as submissões discorrerem sobre resultados de pesquisa de mestrado ou de doutorado desenvolvida pelo orientando ou ex-orientando.

Igualmente, a Revista Tempos Históricos limita-se a publicar, no máximo, um artigo (para dossiê temático ou livre) e uma resenha por volume/ano que resulte de submissão efetuada por docentes vinculados à Graduação e à Pós-Graduação em História da Unioeste, e um artigo (para dossiê temático ou livre) e uma resenha por volume/ano que resulte de submissão efetuada por discentes regularmente matriculados  no Programa de Pós-Graduação em História da Unioeste . O processo de avaliação obedece rigorosamente a todos os critérios estabelecidos pela revista

Por fim, não se aceitam trabalhos simultaneamente submetidos a outros periódicos, sejam do Brasil ou do exterior.

 

2- A revista aceita colaborações em língua portuguesa e em língua espanhola para todas as seções.

 

3- Colaborações para artigos devem trazer título em língua portuguesa e inglesa, resumo do texto em língua portuguesa e em inglesa (abstract) contendo entre 5 e  10 linhas em espaço 1 (simples); palavras-chave em português e inglês (keywords), no máximo 5; vínculo institucional do autor e a sua titulação. Os artigos em língua espanhola devem conter resumo, palavras chave em língua portuguesa, inglesa espanhola, vínculo institucional do autor e a sua titulação.

 

4- Os autores devem informar endereço (institucional ou convencional) e e-mail para correspondência e telefone para contato.

 

5- Os autores devem informar a origem do texto (se é parte de dissertação, tese, pesquisa financiada por órgão de fomento, etc.)

 

6- Os artigos devem seguir o limite mínimo de 15 e no máximo de 30 páginas. As resenhas observarão o espaço de 3 a 5 páginas. As Notas de Pesquisa devem seguir o limite mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas. As traduções devem seguir o limite mínimo de 10 e o máximo de 30 páginas.

 

7- Todas as colaborações devem ser formatadas em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5. Os arquivos devem ser submetidos em formato editável (.doc, .docx, .odt, .rtf).

 

8- As citações de até três linhas deverão ser integradas ao texto, entre aspas. As citações com mais de três linhas devem estar em parágrafo distinto, com recuo de 4 cm à esquerda, e em fonte tamanho 11 e espaço 1(simples).

 

9- As referências bibliográficas no corpo do texto devem ser feitas entre parênteses, constando o nome do autor, data da publicação da obra, bem como o número da página. Exemplo: (MUCHEMBLED, 1994: 48), (DUBY, 1979a: 88-89) ou (DUBY, 1979b: 89). Não utilizar termos como op. cit., idem, ibidem, entre outros.

 

10- As referências a obras, artigos, fontes primárias e outras devem ser citadas no final do artigo, observando as normas da ABNT (NBR6023-2002). Não devem ser abreviados nomes de autores, títulos de periódicos, livros, editoras, cidades, etc.

 

11- Quando apresentarem citações em língua estrangeira, as mesmas deverão ser traduzidas e constar em nota de rodapé, com exceção das citações em língua espanhola.

 

12- Tabelas, gráficos, imagens deverão ser numerados em algarismos arábicos na parte superior e na inferior deve-se informar a fonte.

 

13- Para termos ou expressões destacadas no texto utilizar apenas aspas simples.

 

14- Os artigos devem ser enviados após rigorosa revisão ortográfica e de concordância. Contribuições cujos textos não apresentam tal revisão serão rejeitados pelo Conselho Editorial.

 

15- Os textos devem consistir em material inédito, sendo as contribuições emitidas de responsabilidade de seus autores. Toda contribuição enviada à revista passará por rigoroso processo de verificação quanto ao seu ineditismo. Em caso de constatação de plágio ou autoplágio, o Conselho Editorial rejeitará sumariamente a contribuição submetida à apreciação da revista Tempos Históricos.

 

16- As resenhas de livros nacionais deverão ser de publicação inferior a 3 anos e as resenhas de livros internacionais deverão ser de publicação inferior a 5 anos.

 

17- As colaborações encaminhadas à revista serão apreciadas por membros dos Conselhos Consultivo e Editorial ou por pareceristas ad hoc.

 

18- Autor que já tenha publicado artigo e/ou outro trabalho na revista Tempos Históricos não poderá publicar nos dois volumes imediatamente subsequentes.

 

19- Baseado nos pareceres o Conselho Editorial decidirá pela publicação ou não da colaboração, comunicando ao autor(a) tal decisão.

 

20- Casos omissos serão avaliados e decididos pelo Conselho Editorial, conforme o regimento da revista.

 

21- A revista não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas.

 

22 - Não há cobrança para a submissão, tampouco para o processamento de todo tipo de contribuição enviada para a Revista Tempos Históricos.

 

23 - Ao publicar na Revista Tempos Históricos, os autores cedem à revista o copyright e os direitos de publicação referentes ao texto.


O Conselho Editorial não aceitará colaborações fora das normas estabelecidas acima. Os textos publicados e a exatidão das referências bibliográficas são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os editores não se responsabilizam pela redação, nem pelos conceitos emitidos pelos colaboradores. Recomenda-se fortemente que os autores, uma vez que publiquem seus textos na revista Tempos Históricos, incluam em seus Currículos Lattes o link de acesso ao conteúdo publicado.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.