CHAMADA PARA O DOSSIÊ "QUESTÃO AGRÁRIA E POVOS DA TERRA" (1º SEMESTRE - 2019)

REVISTA TEMPOS HISTÓRICOS
Volume 23, n. 1 (2019)
Dossiê “Questão Agrária e Povos da Terra”

A Revista Tempos Históricos divulga a Chamada Pública de artigos a serem publicados no Volume 23, Número 1 (2019) no Dossiê temático “Questão Agrária e Povos da Terra”. O tema desse Dossiê tem o propósito de oportunizar a divulgação de pesquisas inéditas e de debates históricos e historiográficos acerca das relações e interrelações possíveis de serem estabelecidas e percebidas entre a questão agrária e os modos de vida dos Povos da Terra. Nesse sentido, a própria questão agrária pode ser apresentada como uma práxis dos Povos da Terra, seja enquanto construção de suas territorialidades, quanto dos modos de viver, de se relacionar com a terra e de como compreender a terra nas dimensões socioeconômicas, políticas, culturais e de religiosidades. O Dossiê está aberto para contribuições de pesquisas que tratam dessa temática relacionada à história do Brasil e de países da América Latina, ou mesmo de outros países e Continentes, permanecendo aberto os recortes temporais e espaciais.

Nessa perspectiva o Dossiê pode abranger estudos de caso de lutas e resistências de povos indígenas, de povos das florestas, de quilombolas, de caboclos, de posseiros, de faxinais e colônias, de camponeses, de agregados e arrendatários, de assalariados rurais, de colonos e agricultores familiares, de grileiros, de empresas imobiliárias, de latifundiários e capitalistas que objetivam ter a terra para o trabalho, a vida e a moradia ou a terra para o negócio e o capital. O tema também possibilita abordagens sobre migrações no campo, modernizações, movimentos de luta pela terra (a exemplo das ligas camponesas, dos atingidos por barragens e dos sem terras), processos de expropriações e violências praticadas no campo, projetos de regulação (direito agrário) e de desregulação jurídica da posse e da propriedade da terra, os usos e costumes dos povos da terra e a vida cotidiana dos sujeitos sociais (indivíduos, famílias, grupos, classes e frações de classes e demais coletividades).

O prazo para a submissão de artigos dessa Chamada é até a data de 30 de abril de 2019.

Com relação os critérios de apresentação e formatação do texto do artigo, os interessados poderão acessar o link da revista Tempos Históricos, no seguinte endereço:
http://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/about/submissions#authorGuidelines

 Os interessados também poderão submeter os artigos, acessando o link do cadastro de usuário da revista Tempos Históricos, no seguinte endereço:

http://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/user/register

Organizadores do Dossiê:
Prof. Dr. Paulo José Koling (UNIOESTE). E-mail: pkoling@gmail.com
Prof. Dr. Ângelo Priori (UEM). E-mail: angelopriori@uol.com.br