OS MOVIMENTOS FEMINISTA E COMUNISTA NO BRASIL: HISTÓRIA, MEMÓRIA E POLÍTICA

Autores

  • Iracélli da Cruz ALVES Universidade Federal Fluminense/doutoranda

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v21i2.17245
Agências de fomento

Palavras-chave:

Feminismo, PCB, Memória, História

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa de doutorado em andamento, realizada na Universidade Federal Fluminense (UFF), sob orientação da professora doutora Rachel Soihet. O texto analisa a militância feminista de mulheres do Partido Comunista Brasileiro (PCB) de 1949 até 1975. Em 1949, mulheres ligadas ao partido fundaram a Federação de Mulheres do Brasil (FMB), com o objetivo de construir um movimento feminino nacional e unificado; em 1975, provavelmente em decorrência das experiências vividas, o PCB publicou um texto de autocrítica legitimando o feminismo. A partir de então, passou a atribuir conotações positivas ao movimento. Objetiva-se, portanto, analisar as formas de resistência feminina desenvolvidas por mulheres pecebistas no período em tela, com a finalidade de elencar novos elementos para a compreensão da história do feminismo no Brasil, especialmente em sua relação com o PCB.

Biografia do Autor

Iracélli da Cruz ALVES, Universidade Federal Fluminense/doutoranda

Iracélli é graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Campus II); mestra em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e doutoranda em História pela UFF. Tem interesse nos seguintes temas: História política, História contemporênea, Feminismos e movimentos de esquerda.

Downloads

Publicado

20-12-2017

Como Citar

ALVES, I. da C. OS MOVIMENTOS FEMINISTA E COMUNISTA NO BRASIL: HISTÓRIA, MEMÓRIA E POLÍTICA. Tempos Históricos, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 107–140, 2017. DOI: 10.36449/rth.v21i2.17245. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/17245. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático