CONTRIBUIÇÕES DE PAUL RICOEUR AOS HISTORIADORES ACERCA DA FENOMENOLOGIA DA MEMÓRIA

Autores

  • Rodrigo Bianchini CRACCO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Docente

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v21i2.17246
Agências de fomento
CAPES, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Teoria da História, Paul Ricoeur, Memória, Apropriação,

Resumo

Neste artigo buscamos apresentar possibilidades de apropriação do debate ricoeuriano acerca da memória entre os historiadores. Nas primeiras páginas revisitamos o caminho percorrido por Paul Ricoeur em A memória, a história, o esquecimento, destacando os elementos da fenomenologia da memória em particular ligados à prática historiográfica. Na sequência apresentamos de que forma historiadores como François Hartog, François Dosse, Henry Rousso e Régine Robin se apropriaram da reflexão ricoeuriana acerca da memória em seus trabalhos. Neste percurso pudemos notar que a falsa impressão de esgotamento do debate sobre o tema da memória é deslocada em favor de uma renovação das questões, na medida em que a noção de trabalho de memória incide diretamente sobre a dimensão ético-política dos liames entre história e memória.

Biografia do Autor

Rodrigo Bianchini CRACCO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Docente

Graduado e mestre em História pela Unesp/Assis; doutor em História pela UFMG. Professor do curso de História da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

20-12-2017

Como Citar

CRACCO, R. B. CONTRIBUIÇÕES DE PAUL RICOEUR AOS HISTORIADORES ACERCA DA FENOMENOLOGIA DA MEMÓRIA. Tempos Históricos, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 351–373, 2017. DOI: 10.36449/rth.v21i2.17246. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/17246. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos