A ESFINGE DA ESQUERDA BRASILEIRA: DECIFRANDO JUNHO A PARTIR DE PORTO ALEGRE E DE UM NOVO CICLO DE GREVES E LUTAS SOCIAIS

Autores

  • Carlos Fernando de QUADROS Universidade de São Paulo
  • Frederico Duarte BARTZ Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Guilherme Machado NUNES Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v21i2.17885
Agências de fomento

Palavras-chave:

Jornadas de Junho, insurreições, novos movimentos sociais, Partido dos Trabalhadores (PT)

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir as Jornadas de Junho de 2013 no Brasil. A partir do caso de Porto Alegre, se pretende compreender a insurreição popular que tomou as ruas do país como um ponto de inflexão em uma conjuntura que já se desenhava conflituosa desde, pelo menos, 2012, com o aumento do número de greves, os debates sobre a cidade e a ocupação do espaço urbano, e a emergência de novas formas de protesto e movimentos sociais. Também serão trazidos à discussão alguns posicionamentos assumidos pelo Partido dos Trabalhadores, os limites de sua política e o surgimento de uma nova interpretação a partir de uma intelectualidade petista que tenta vincular o golpe de 2016 aos movimentos populares surgidos em 2013.

Biografia do Autor

Carlos Fernando de QUADROS, Universidade de São Paulo

Mestre em História Social e Doutorando em História Econômica pela Universidade de São Paulo.

Frederico Duarte BARTZ, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Técnico em Assuntos Educacionais pela mesma instituição.

Guilherme Machado NUNES, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre e doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

20-12-2017

Como Citar

QUADROS, C. F. de; BARTZ, F. D.; NUNES, G. M. A ESFINGE DA ESQUERDA BRASILEIRA: DECIFRANDO JUNHO A PARTIR DE PORTO ALEGRE E DE UM NOVO CICLO DE GREVES E LUTAS SOCIAIS. Tempos Históricos, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 232–264, 2017. DOI: 10.36449/rth.v21i2.17885. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/17885. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático