REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA INTELECTUAL ATRAVÉS DE MOVIMENTOS EXTREMISTAS DE DIREITA: INTEGRALISMO LUSITANO E AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA

Autores

  • Felipe CAZETTA Professor de História Moderna e Contemporânea pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v22i2.19378
Agências de fomento

Palavras-chave:

Intelectuais, extrema-direita, Estado

Resumo

Embora sejam grupos de baixa projeção numérica, os intelectuais dividem-se em posições e trincheiras bastante heterogêneas. Outro aspecto válido de ser ressaltado é a importância política que representam, ainda que exista em alguns casos a incapacidade ou a pouca inclinação para a relação com grupos sociais provenientes das camadas subalternas. Por outro lado, os intelectuais políticos buscam a mobilização em prol de seus projetos e propostas políticas. Deste modo, é objetivo apresentar análise da atuação política e ideológica do Integralismo Lusitano e da AIB, chefiados por intelectuais com características distintas, e partir destas perceber as projeções de Estado e sobre as demais camadas sociais.

 

Biografia do Autor

Felipe CAZETTA, Professor de História Moderna e Contemporânea pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Felipe Cazetta é professor de História Moderna e Contemporânea da Universidade Estadual de Montes Claros, doutor em História pela Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

02-04-2019

Como Citar

CAZETTA, F. REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA INTELECTUAL ATRAVÉS DE MOVIMENTOS EXTREMISTAS DE DIREITA: INTEGRALISMO LUSITANO E AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA. Tempos Históricos, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 498–519, 2019. DOI: 10.36449/rth.v22i2.19378. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/19378. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos