LITERATURA DE FORMAÇÃO. NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES DE MULHERES DE BOAS MANEIRAS

Autores

  • Márcia Regina dos SANTOS Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v22i2.19496
Agências de fomento
Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PROMOP-UDESC)

Palavras-chave:

livros de formação, mulheres, narrativa, representações.

Resumo

O presente artigo está concentrado na construção histórica dos comportamentos adequados para mulheres. Nesse sentido, a fonte de pesquisa mobilizada foi um livro que contém uma série de exemplos de condutas sociais, intitulado O Marido Perfeito e a Mulher Ideal (1956). Do total de 49 (quarenta e nove) crônicas, foram selecionadas 5 (cinco), nas quais foi possível evidenciar questões relacionadas aos comportamentos femininos esperados, a afirmação de estereótipos e lugares sociais. Os textos foram abordados segundo a noção de que as narrativas constituem recursos de representação específicos em sua capacidade de representar o passado, bem como, podem ser compreendidas em diversos planos escriturários e temporais que se inscrevem em múltiplos estratos de tempo. A potencialidade de representação das narrativas evidenciou o caráter plural das presenças produzidas, dando a ver as representações construídas acerca de mulheres sob múltiplas óticas, vislumbradas na reafirmação de modos estabelecidos e, igualmente, conflitantes com as padronizações e idealizações veiculadas nas crônicas do livro.

Biografia do Autor

Márcia Regina dos SANTOS, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduação em História, Mestrado em Educação e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH-UDESC/BR) na linha de pesquisa Políticas de memória e narrativas históricas, orientada pela Profa.  Dra. Maria Teresa Santos Cunha. Bolsista do Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação (PROMOP/UDESC).

Endereço: Paulo Freire,44/Ingleses/Florianópolis/SC/BR/CEP 88058-342.

E-mail: marcia0705@gmail.com.

Downloads

Publicado

02-04-2019

Como Citar

SANTOS, M. R. dos. LITERATURA DE FORMAÇÃO. NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES DE MULHERES DE BOAS MANEIRAS. Tempos Históricos, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 552–570, 2019. DOI: 10.36449/rth.v22i2.19496. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/19496. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos