SOB JURA DE SANGUE: OS MASSACRES DE CORUMBIARA E A LUTA PELA TERRA EM RONDÔNIA

Autores

  • Xênia de Castro BARBOSA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
  • Tiago Lins de LIMA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v22i2.20577
Agências de fomento
Madson Silva de Souza Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFRO.

Palavras-chave:

questão agrária, violência, camponeses

Resumo

A violência contra trabalhadores rurais é crescente nos Estados da Amazônia Legal, sobretudo em Rondônia, onde há 17.099 famílias envolvidas em conflitos agrários, segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT, 2017). Este trabalho almeja contribuir para a reflexão sobre esse fenômeno, mediante elaboração de um paralelo histórico entre o Massacre de Corumbiara, ocorrido em 1985, o ocorrido em 1995, e os novos conflitos, assinalados no último triênio. O estudo foi desenvolvido em abordagem qualitativa, com fulcro no método documental e ancoragem teórica em autores como Martins (1999), Medeiros (2000) e Oliveira (2007). O recrudescimento da violência no campo aponta para o fortalecimento da aliança entre a terra e o capital, o avanço da tecnologia e do agronegócio e a ineficiência do Estado.

Biografia do Autor

Xênia de Castro BARBOSA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Doutora em Geografia pela UFPR. Mestre em História pela USP. Docente do Instituto Federal de Rondônia. Líder no Núcleo de Estudos Históricos e Literários (NEHLI-IFRO)

Tiago Lins de LIMA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Mestre em Geografa pela Universidade Federal de Rondônia. Analista de TI no IFRO - Reitoria. Coordenador do Observatório social do Trabalho no IFRO.

Downloads

Publicado

02-04-2019

Como Citar

BARBOSA, X. de C.; LIMA, T. L. de. SOB JURA DE SANGUE: OS MASSACRES DE CORUMBIARA E A LUTA PELA TERRA EM RONDÔNIA. Tempos Históricos, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 132–160, 2019. DOI: 10.36449/rth.v22i2.20577. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/20577. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático