O DIREITO ‘ACHADO NO ARQUIVO’: UM OLHAR SOBRE O ACERVO DO NÚCLEO DE PESQUISA, DOCUMENTAÇÃO E REFERÊNCIA SOBRE MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO- NMSPP

Luiza Antunes Dantas DE OLIVEIRA

Resumo


 

O Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo vem se constituindo desde 1997 enquanto acervo dedicado à memória dos processos sociais agrários. Esta reflexão, na qual o acervo torna-se campo de pesquisa, busca identificar os usos do Direito que perpassam o repertório de ação dos movimentos sociais do campo, e que são explicitados a partir da organização documental. Aqui, o Direito, enquanto expressão da correlação de forças estabelecidas em sua produção, interpretação e efetivação, assume o papel de fio condutor do exercício de memória das lutas sociais do campo. Deste modo, vemos que o recurso aos acervos históricos pela pesquisa jurídica revela chaves importantes para compreensão das atuais investidas no desmonte de marcos legais outrora conquistados.

 

 



Palavras-chave


Memória; Arquivos Históricos; Direito; Movimentos sociais do campo;

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2019 Tempos Históricos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Revista Tempos Históricos

 

e-ISSN 1517-4689 

Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Marechal Cândido Rondon

Programa de Pós-Graduação em História

Rua Pernambuco, 1777- Caixa Postal 91

Marechal Cândido Rondon – Paraná- Brasil

CEP: 85960-000

| e-mail principal: revista.thistoricos@unioeste.br — e-mail secundário: thistoricos@yahoo.com.br |