Para que serve o ensino de História?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v24i2.26233
Agências de fomento

Palavras-chave:

ensino de história, usos da história, papel do profissional de história

Resumo

A tradução que apresento a seguir traz aspectos importantes da concepção de história e da trajetória combativa de Fontana, a qual consolidou sua prática e produção acadêmica. Ao retomar essa conferência, 12 anos após sua realização, faço isso por reconhecer sua pertinência, quando não urgência, ao tratar da “função social da história”, ao discutir as “guerras” pelos usos da história e das memórias, bem como ao destacar a relevância de nossa intromissão nessa história ensinada, ao disputar alternativas para construir, o que ele mesmo denominou, como “história de todos”. Tudo isso, enfatizando o necessário estímulo “ao pensar por si mesmo” na análise histórica, vendo essa postura como o uma prática importante na construção da consciência social e de nossa intervenção no presente.

Biografia do Autor

Sheille Soares Freitas, UNIOESTE

Doutora em Historia pelo Programa Pos-Graduacao em Historia da Universidade Federal de Uberlandia. Professora Associada na Universidade Estadual do Oeste do Parana; Campus Marechal Candido Rondon. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Historia Social do Trabalho e da Cidade (UNIOESTE/PR), Membro do Nucleo de Pesquisa e Estudo em Historia, Cidade e Trabalho (UFU/MG), Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em História Social, Memórias e Linguagens (UNIOESTE/PR)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

28-12-2020

Como Citar

FREITAS, S. S. Para que serve o ensino de História?. Tempos Históricos, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 518–526, 2020. DOI: 10.36449/rth.v24i2.26233. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/26233. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Tradução