Entre a cultura do espetáculo e a identidade afro-descendente: os maracatus-nação do Recife

Autores

  • Ivaldo Marciano de França Lima
  • Isabel Cristina Martins Guillen

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v9i1.8088

Palavras-chave:

Maracatus-nação, Cultura afro-descendente, Identidades.

Resumo

Objetiva-se entender, no Recife da segunda metade do século XX, em meio a identidades conflituosas, como os maracatus se transformam em palco de disputa, discutindo a sações e estratégias dos maracatuzeiros, uma vez que os maracatus constituíram espaços com fins diversos para as comunidades afro-descendentes. Em meio ao avanço da indústria do turismo e da globalização, os maracatus passaram a ser vistos como um entretenimento, independente do indivíduo ser negro ou praticante de alguma religião afro-descendente. O que move os maracatus nas duas direções, qual seja, a de parte da cultura afro-descendente, como forma de buscar e manter a legitimidade na sociedade, e de parte da pernambucanidade, enquanto forma de expressão de uma cultura local, que ganhou força após a eclosão do mangue beat?

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Publicado

25-04-2013

Como Citar

LIMA, I. M. de F.; GUILLEN, I. C. M. Entre a cultura do espetáculo e a identidade afro-descendente: os maracatus-nação do Recife. Tempos Históricos, [S. l.], v. 9, n. 1, p. p. 169–186, 2013. DOI: 10.36449/rth.v9i1.8088. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/8088. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Práticas Culturais e Identidades