A FORMAÇÃO HUMANIZADORA PELA LITERATURA EM O FAZEDOR DE VELHOS

Autores

  • Cleiser Schenatto Langaro
  • Diana Maria Schenatto Bertin

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v11i21.11157

Palavras-chave:

O fazedor de velhos, Bildungsroman, Literatura e humanização

Resumo

A partir da narrativa O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda (2008), discorre-se sobre a contribuição da literatura para a formação humanizadora, conforme os pressupostos de Candido (1972). Busca-se compreender o romance de formação, bildungsroman, conforme reflexões de Maas (2000) e Pinto (1990). As questões estruturais da obra, narrador, linguagem, formato, bem como a intenção pedagógica, permeiam a abordagem. Além dos autores já citados, Colomer (2003), Tododov (2009), Barthes (1973), Eco (2001), Lajolo (1989), dentre outros, contribuem para a leitura interpretativa e analítica.

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Publicado

12-12-2014

Como Citar

SCHENATTO LANGARO, C.; SCHENATTO BERTIN, D. M. A FORMAÇÃO HUMANIZADORA PELA LITERATURA EM O FAZEDOR DE VELHOS. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 11, n. 21, p. 49–64, 2014. DOI: 10.48075/rt.v11i21.11157. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/11157. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO