EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: a necessidade de elaboração de dicionário enciclopédico escolar brasileiro focando os signos toponímicos

Autores

  • Pedro Antonio Gomes Melo

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v12i24.11634

Palavras-chave:

MetalexicografIa, Topônimo, Dicionário escolar.

Resumo

O artigo propõe discutir a elaboração de dicionário enciclopédico escolar brasileiro focando os topônimos, à luz das teorias interdisciplinares da Linguística: a Toponímia e a Metalexicografia, propondo a inserção dos signos toponímicos nestas obras de referência com a justificativa de que estas unidades lexicais não são registros raros de uso da língua, tanto em sua modalidade oral como escrita, mas pelo contrário, são vocábulos comuns e frequentes, e mais, não são usadas apenas com a função identificadora como elementos de referencialização espacial, mas, sobretudo, como elemento pragmático e discursivo de organização social e espacial.

 

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Publicado

23-02-2016

Como Citar

MELO, P. A. G. EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: a necessidade de elaboração de dicionário enciclopédico escolar brasileiro focando os signos toponímicos. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 12, n. 24, p. 209–228, 2016. DOI: 10.48075/rt.v12i24.11634. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/11634. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO