Práticas de leitura: o texto literário em sala de aula

Alice Atsuko Matsuda, Naira de Almeida Nascimento

Resumo


A Estética da Recepção modificou a hierarquização tradicional da teoria literária que ora primou pelo texto ora pelo contexto, ao deslocar a motivação maior do objeto literário na instância da recepção, ou seja, o leitor. Em sua esteira, Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar formularam o Método Recepcional, que serve como embasamento para a sequência didática apresentada nesse estudo. Com foco em alunos do 7o. Ano do Ensino Fundamental, a proposta prioriza o estímulo à recepção do texto literário, além da abertura de horizontes propiciada por sua discussão. 


Palavras-chave


Método Recepcional; Sequência didática:, Práticas de leitura.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais



Revista Trama

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e-ISSN 1981-4674 

Unioeste

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Marechal Cândido Rondon 

Colegiado do Curso de Letras

Rua Pernambuco, 1777

Marechal Cândido Rondon - Paraná

Caixa Postal 91 - CEP: 85960-000

| trama.unioeste@gmail.com |