A LITERATURA AFRICANA PELO VIÉS DO LIVRO DIDÁTICO

Denise Dias de Carvalho Sousa

Resumo


Este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa do ensino médio, evidenciando o espaço das literaturas africanas nas propostas de leitura, análise e interpretação textual. Para tanto, tomaram-se como corpus deste estudo livros do 1º ao 3º ano (três de cada ano), a saber: 1- Português linguagens, de Willian Cereja e Thereza Magalhães (2013); 2- Ser protagonista: língua portuguesa, de Rogério de Araújo Ramos (2013), e 3- Língua portuguesa, de Roberta Hernandes Alves e Vima Lia Martin (2013).  As coleções foram investigadas tendo como base estudos teóricos, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do ensino médio; as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM); o Guia de Livros Didáticos: 2015 – Língua Portuguesa do E.M. e a Lei 10.639/ 03.

 


Palavras-chave


Literatura africana; Lei 10.639/03; leitura; livro didático; ensino médio.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Revista Trama

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e-ISSN 1981-4674 

Unioeste

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Marechal Cândido Rondon 

Colegiado do Curso de Letras

Rua Pernambuco, 1777

Marechal Cândido Rondon - Paraná

Caixa Postal 91 - CEP: 85960-000

| trama.unioeste@gmail.com |