DO CINEMA PARA A LITERATURA: a hibridização midiática através do diálogo entre o filme Dancer in the Dark, de Lars von Trier, e o romance Das nackte Auge, de Yoko Yawada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i31.17686
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Literatura contemporânea, Cinema, Identidade, Intermidialidade.

Resumo

Em Das nackte Auge, Yoko Tawada conta a história de uma jovem vietnamita que, devido a um engano, desembarca na cidade de Paris, onde, impossibilitada de se comunicar com o mundo exterior, encontra no cinema, mais especificadamente nas personagens interpretadas por Catherine Deneuve, um local de refúgio e identificação. As narrativas dos filmes vistos pela personagem contaminam de forma progressiva a narrativa do romance, culminando no último capítulo intitulado Dancer in the Dark, referência ao filme de Lars von Trier, cuja interferência cria uma terceira narrativa. Tal construção intermidiática, típica da literatura contemporânea, é apresentada no romance com o objetivo de suscitar questões acerca da identidade do sujeito do tempo presente e do seu olhar (desnudo) sobre o estranho, o estrangeiro.

Biografia do Autor

Thaís Gonçalves Dias PORTO, Unesp Araraquara

Mestranda no programa de Estudos Literários da Unesp - Araraquara.

Natalia Corrêa Porto Fadel BARCELLOS, Unesp Araraquara

Professora assistente doutora do Departamento de Letras Modernas - Área de Alemão na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, em Araraquara. 

Downloads

Publicado

01-02-2018

Como Citar

PORTO, T. G. D.; BARCELLOS, N. C. P. F. DO CINEMA PARA A LITERATURA: a hibridização midiática através do diálogo entre o filme Dancer in the Dark, de Lars von Trier, e o romance Das nackte Auge, de Yoko Yawada. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 14, n. 31, p. 26–37, 2018. DOI: 10.48075/rt.v14i31.17686. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/17686. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos Culturais, Língua e Literatura Alemã