ATUAÇÃO DOCENTE: ENSINO DE LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR

Daniele Siqueira VERAS, Izabelly Correia dos Santos BRAYNER

Resumo

Após a sanção do Decreto 5626/2005, a Libras ganhou o cenário nacional, tornando-se disciplina obrigatória para os cursos de formação de professores e optativa para os demais cursos. Portanto, a presente pesquisa versa investigar como se dá a atuação dos docentes de Libras no ensino superior. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, para atingir o objetivo proposto, foram selecionados cinco (5) professores de Libras que atuam no ensino superior. Os resultados obtidos apontam para a formação fragilizada dos docentes que atuam no ensino da Libras, carga horária insuficiente, resistência dos alunos no aprendizado de uma língua viso espacial e o desconhecimento da Libras por parte das IES. Esses dados fortalecem a necessidade de um diálogo por parte das IES, em uniformizar a carga horária e os conteúdos da disciplina e um investimento maior na Pós-Graduação.

Palavras-chave

LIBRAS, EDUCAÇÃO SUPERIOR, DOCENTES

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