EDUCAÇÃO BILÍNGUE MEDIANTE PRÁTICAS DA LITERATURA SURDA PARA ASCENDÊNCIA E VALORIZAÇÃO CULTURAL E IDENTITÁRIA

Aline Keryn PIN, Joicemara Severo SILVEIRA

Resumo

Das inúmeras nuances da educação bilíngue e do contexto Literário, enfatizam-se as pesquisas sobre a Literatura Surda ao longo dos últimos anos. Resultado este da identificação e autoafirmação do povo surdo que busca na divulgação da Literatura Surda a disseminação de suas formas de experimentações visuais. O presente artigo aborda a educação bilíngue mediante práticas desta literatura contribuindo para o processo de valorização da cultura e Identidade Surda mediante representações literárias produzidas por este sujeito.  Para tanto, as pesquisas das autoras Karnopp (2008; 2010), Quadros e Sutton-Spence (2006) e Strobel (2009) são indispensáveis na fundamentação teórica deste escrito, pois, retratam o que há de mais avançado no campo teórico das experiências sensoriais da pessoa surda. Assim, a pesquisa desenvolvida busca contribuir para o enriquecimento do conhecimento dos alunos surdos sobre seu povo, sua cultura e construção identitária.

Palavras-chave

educação bilíngue; literatura surda; identidade

Texto completo:

PDF