EDUCAÇÃO BILÍNGUE MEDIANTE PRÁTICAS DA LITERATURA SURDA PARA ASCENDÊNCIA E VALORIZAÇÃO CULTURAL E IDENTITÁRIA

Autores

  • Aline Keryn PIN Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Joicemara Severo SILVEIRA Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i32.18767
Agências de fomento

Palavras-chave:

educação bilíngue, literatura surda, identidade

Resumo

Das inúmeras nuances da educação bilíngue e do contexto Literário, enfatizam-se as pesquisas sobre a Literatura Surda ao longo dos últimos anos. Resultado este da identificação e autoafirmação do povo surdo que busca na divulgação da Literatura Surda a disseminação de suas formas de experimentações visuais. O presente artigo aborda a educação bilíngue mediante práticas desta literatura contribuindo para o processo de valorização da cultura e Identidade Surda mediante representações literárias produzidas por este sujeito.  Para tanto, as pesquisas das autoras Karnopp (2008; 2010), Quadros e Sutton-Spence (2006) e Strobel (2009) são indispensáveis na fundamentação teórica deste escrito, pois, retratam o que há de mais avançado no campo teórico das experiências sensoriais da pessoa surda. Assim, a pesquisa desenvolvida busca contribuir para o enriquecimento do conhecimento dos alunos surdos sobre seu povo, sua cultura e construção identitária.

Biografia do Autor

Aline Keryn PIN, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Educação (UNIOESTE); Pós em Neupsicopedagogia e Educação Especial (Dinâmica Pós
Graduação); Graduada em Pedagogia (UNIOESTE); Graduação em Letras/Libras (Faculdade Eficaz), Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná,  Campus Toledo. 

Joicemara Severo SILVEIRA, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Especialização em LIBRAS (Facinter). Especialista em Educação (Faculdade Dom Bosco). Licenciada em
Pedagogia pela UFSM. Graduação em Letras/Libras (Faculdade Eficaz); Agente Universitário (UNIOESTE/Toledo). Membro do Programa Institucional
Relativo às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE/Toledo).

Downloads

Publicado

29-06-2018

Como Citar

PIN, A. K.; SILVEIRA, J. S. EDUCAÇÃO BILÍNGUE MEDIANTE PRÁTICAS DA LITERATURA SURDA PARA ASCENDÊNCIA E VALORIZAÇÃO CULTURAL E IDENTITÁRIA. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 14, n. 32, p. 77–86, 2018. DOI: 10.48075/rt.v14i32.18767. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/18767. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Língua Brasileira de Sinais: descrição linguística, formação profissional e educação bilíngue