POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA E A OFERTA DE TRADUTORES INTÉRPRETES DE LÍNGUA DE SINAIS (TILS) NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

Autores

  • Danilo da SILVA Universidade Federal do Paraná
  • Sueli de Fátima FERNANDES Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i33.18977
Agências de fomento

Palavras-chave:

Acessibilidade linguística, tradutor intérprete de libras, educação bilíngue para surdos, região metropolitana de Curitiba.

Resumo

A política nacional de educação inclusiva aponta o tradutor intérprete de língua de sinais (TILS) como o principal recurso para garantir acessibilidade linguística aos estudantes surdos em escolas inclusivas. O artigo objetiva analisar a oferta de TILS na rede pública estadual de ensino paranaense como importante indicador na avaliação de políticas inclusivas para estudantes surdos. A abordagem metodológica, com caráter quali-quantitativo, parte do estudo comparativo do Censo Demográfico (IBGE, 2010) e de dados obtidos da Secretaria da Educação do Paraná (SEED-PR) sobre a relação matrícula da população surda/oferta de TILS nas escolas da Região Metropolitana de Curitiba. Os resultados apontam para a exclusão da população surda, na faixa etária entre 10 e 24 anos, e consequente prejuízo à concretização do seu direito à educação bilíngue de qualidade.

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Recebido em 05-05-2018 e aceito em 20-08-2018.

Biografia do Autor

Danilo da SILVA, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPR Linha de Pesquisa Educação:diversidade, diferença e desigualdade social
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná.
Professor do Setor de Ciências Humanas/Coordenação de Letras Libras da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Sueli de Fátima FERNANDES, Universidade Federal do Paraná

Setor de Ciências Humanas/Coordenação do Curso de Letras LibrasPrograma de Pós-Graduação em Educação/UFPR Linha de Pesquisa Educação:diversidade, diferença e desigualdade social

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Publicado

02-10-2018

Como Citar

SILVA, D. da; FERNANDES, S. de F. POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA E A OFERTA DE TRADUTORES INTÉRPRETES DE LÍNGUA DE SINAIS (TILS) NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 14, n. 33, p. 84–98, 2018. DOI: 10.48075/rt.v14i33.18977. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/18977. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Políticas Públicas em debate