PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AVALIAÇÃO EXTERNA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS IMPACTOS DO PRÊMIO ESCOLA NOTA 10

Autores

  • Larissa Cavalcanti de ALBUQUERQUE Universidade Federal da Paraíba
  • Nathália Fernandes Egito ROCHA Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i33.19392
Agências de fomento

Palavras-chave:

Avaliação externa, direito à educação, docência.

Resumo

O estudo trata da temática de avaliação externa municipal, tendo como lócus da pesquisa uma escola que integra o polo três do município de João Pessoa - PB. Como questão norteadora, elencamos: “Quais os efeitos do prêmio Escola Nota 10 que podem contribuir para o adoecimento e desprofissionalização do trabalho docente?”. Delimitou-se, como problema de pesquisa, a relação entre a avaliação e o direito à educação pública e de qualidade, tendo como foco os educadores. O objetivo geral do artigo é analisar a influência da prova no cotidiano docente e os rebatimentos para o processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes. O percurso teórico-metodológico alicerça-se na abordagem qualitativa com base no ciclo de políticas de Sthepen Ball (1992). Para o momento de coleta de dados, fizemos uso da observação sistemática, da entrevista semiestruturada e da análise documental. Os achados da pesquisa apontam para o que Ball (2001) chama de perfomatividade, ou seja, busca excessiva e pressão pelos resultados.

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Recebido em 05-05-2018 e aceito em 06-08-2018.

Biografia do Autor

Larissa Cavalcanti de ALBUQUERQUE, Universidade Federal da Paraíba

Assistente social da rede municipal de educação de João Pessoa-PB, Especialista em Direitos Humanos, Econômicos e Sociais pela UFPB, Especialista em Gestão Pública Municipal pela UEPB e Mestra em Educação pela UFPB.

Nathália Fernandes Egito ROCHA, Universidade Federal da Paraíba

Professora Substituta do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba - PPGE/UFPB (linha de pesquisa de Políticas Educacionais). Mestre em Educação pelo PPGE/UFPB (linha de pesquisa de Políticas Educacionais); Graduada em Pedagogia pela UFPB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares - GEPPC da UFPB.

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Publicado

02-10-2018

Como Citar

ALBUQUERQUE, L. C. de; ROCHA, N. F. E. PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AVALIAÇÃO EXTERNA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS IMPACTOS DO PRÊMIO ESCOLA NOTA 10. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 14, n. 33, p. 25–36, 2018. DOI: 10.48075/rt.v14i33.19392. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/19392. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Políticas Públicas em debate