EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS DESAFIOS PARA A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA GRADUANDOS SURDOS

Autores

  • Fernanda Beatriz Caricari de MORAIS Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Osilene Maria Sá CRUZ Instituto Nacional de Educação de Surdos

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i35.20763
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Palavras-chave:

Linguística Aplicada. Ensino. Educação de Surdos. Língua Portuguesa como L2 para Surdos.

Resumo

A Educação à Distância (EaD), baseada numa prática pedagógica mediada pela tecnologia e interatividade, vem passando por constantes evoluções no Brasil no que se refere ao campo tecnológico, educacional e político. O Programa Viver sem Limites/MEC, constituído como parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, consiste em uma das formas de possibilitar a plena cidadania das pessoas com deficiência no Brasil, oportunizando direitos, cidadania para todas as pessoas e seu acesso e permanência no ensino superior, na modalidade a distância. Este artigo apresenta uma reflexão sobre os desafios e as possibilidades de elaboração de material didático de Língua Portuguesa escrita para alunos surdos de um curso a distância de Licenciatura em Pedagogia, dentro de um contexto bilíngue de ensino – LIBRAS (L1) e Língua Portuguesa (L2) do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. Resultados mostram a importância da conscientização do professor conteudista no sentido de preparar material bilíngue, dialógico e interativo que valorize, primeiramente, a L1 do aprendiz, estimulando-o a ler e produzir textos escritos de forma autônoma e autêntica, respeitando-se as estruturas gramaticais da LIBRAS e da LP.

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Recebido em 08-10-2018.

Aceito em 14-02-2019.

 

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Publicado

24-06-2019

Como Citar

DE MORAIS, F. B. C.; CRUZ, O. M. S. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS DESAFIOS PARA A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA GRADUANDOS SURDOS. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 35, p. 109–120, 2019. DOI: 10.48075/rt.v15i35.20763. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/20763. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Gêneros digitais e o ensino