O SUJEITO BRASIGUAIO: AS SUBJETIVIDADES QUE SE INSCREVEM NO DISCURSO

Autores

  • Denise Salvaro HERPICH Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Alexandre Sebastião Ferrari SOARES Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i37.23458
Agências de fomento
UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Sujeito. Discurso. Brasiguaio.

Resumo

Neste trabalho nos propomos analisar, com o auxílio da teoria francesa de análise do discurso, as respostas dadas por sujeitos brasiguaios (sujeitos com dupla nacionalidade, a saber, a brasileira e a paraguaia) a um questionário por nós organizado. As questões dizem respeito às formas como esses sujeitos constroem discursivamente os seus lugares-sociais a partir das percepções sobre si e sobre o outro. A construção da subjetividade se dá em torno dos Esquecimentos (1º e 2º) propostos por Pêcheux (1993), sobretudo o esquecimento nº 1, aquele que é da ordem do ideológico e que produz no sujeito, ao produzir discurso, a impressão de que ele é a fonte do dizer, i.e., o sujeito não se percebe no funcionamento da ideologia que produz a evidência dos sentidos. A subjetividade a qual nos referimos, é, portanto, não-subjetiva em virtude de os sujeitos serem assujeitados ao ideológico. Quais sentidos são postos em circulação pelos sujeitos brasiguaios sobre si? Como esses sujeitos discursivizam as dificuldades e as facilidades ao ocuparem dois lugares sociais distintos? Quais sentidos são naturalizados por eles ao produzirem discursos sobre si e sobre o outro? Não há língua sem sujeito e nem sujeito sem ideologia (ORLANDI, 2015) e não há discurso apartado do social, o discurso é aquilo que liga o homem a sua realidade. Esses sujeitos ocupam o lugar social dos que devem sempre transpor as barreiras da linguagem e da cultura, além da necessidade de se impor diante dos preconceitos que os significam, sobretudo, no Brasil.

REFERÊNCIAS

MALDIDIER, Denise. A Inquietação do Discurso: (Re) Ler Michel Pêcheux Hoje. Campinas: Pontes, 2003.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos / Eni P. Orlandi. 12a Edição, Pontes Editores, Campinas, SP, 2015.

PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: Pierre Achard... [et al.] tradução e introdução: José Horta Nunes - 4ª edição. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

______. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux / organizadores Françoise Gadet; Tony Hak; tradução Bethania S. Mariani... [et al.] – 5ª ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.

______. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Pulcinelli Orlandi [et.al.] – 2.ed. – Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2014.

______. O Discurso: estrutura ou acontecimento, Michel Pêcheux; tradução Eni P. Orlandi – 5ª Edição, Campinas, SP: Pontes Editores, 2008.

______. Delimitações, inversões, deslocamentos. (Trad. José Horta Nunes). Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, São Paulo, n. 19, p. 7-24, jul,/dez/1990.

Recebido em 25-10-2019 | Aceito em 20-12-2020


Biografia do Autor

Denise Salvaro HERPICH, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda 2018 -2020 - 

Unioeste - Universidade Estadual do
Oeste do Paraná

Alexandre Sebastião Ferrari SOARES, Unioeste

Professor Doutor da Graduação e Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Cascavel.

Downloads

Publicado

27-02-2020

Como Citar

HERPICH, D. S.; SOARES, A. S. F. O SUJEITO BRASIGUAIO: AS SUBJETIVIDADES QUE SE INSCREVEM NO DISCURSO. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 37, p. 137–148, 2020. DOI: 10.48075/rt.v16i37.23458. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/23458. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Temas Livres e Representações sociais, linguísticas e identitárias