Percurso gerativo de sentido nas aulas de leitura

Autores

  • Andreia Cardoso Monteiro
  • Luciana Vedovato

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v4i7.2354

Palavras-chave:

Leitura, Percurso Gerativo de Sentido, Música

Resumo

O sentido de um texto não se constrói através de uma simples leitura. É necessário que o sujeito aprenda a decifrar os enigmas do texto através das marcas lingüísticas nele inseridas. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de tecer algumas reflexões acerca do ensino de leitura na sala de aula à luz da teoria Semiótica Greimasiana. Para tanto utilizamos a música Cidadão, de Lúcio Barbosa a fim de verificarmos como o Percurso Gerativo de Sentido pode contribuir com a construção de um leitor crítico.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

MONTEIRO, A. C.; VEDOVATO, L. Percurso gerativo de sentido nas aulas de leitura. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 4, n. 7, p. 21–32, 2000. DOI: 10.48075/rt.v4i7.2354. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/2354. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos