Parâmetros para o ensino, a aprendizagem e a avaliação de língua estrangeira moderna

Autores

  • Jandir Qeveha

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v4i7.2363

Palavras-chave:

referência, ensino, aprendizagem, avaliação

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar aspectos da busca de soluções para o ensino, a aprendizagem e a avaliação de línguas estrangeiras modernas (LEM). O ponto de partida para essa apresentação é o “Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Ensino, Aprendizagem e Avaliação”, que estabelece níveis para o trabalho com LEM, além de quadros descritivos, por nível, relacionados a diversos aspectos do domínio e uso de um idioma estrangeiro, que servem uma vez para facilitar o estabelecimento de critérios claros e semelhantes para o ensino nas diversas línguas, assim como para facilitar o trabalho de avaliação do nível de conhecimento de LEM de um cidadão. O fato de ser um instrumento facilitador no trabalho com as mais diversas LEM, torna o conhecimento do material recomendável, mesmo que seja para a elaboração, para o desenvolvimento e para o aprimoramento de métodos disponíveis no mercado. Outro aspecto que requer a nossa atenção, é o fato de as LEM ensinadas na nossa região, serem línguas européias, e cujas avaliações de proficiência muitas vezes são elaboradas e feitas por representantes dos países estrangeiros, que seguem os princípios estabelecidos no Quadro Europeu.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

QEVEHA, J. Parâmetros para o ensino, a aprendizagem e a avaliação de língua estrangeira moderna. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 4, n. 7, p. 125–130, 2000. DOI: 10.48075/rt.v4i7.2363. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/2363. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos