UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DE TRABALHO COM O GÊNERO DO DISCURSO NOTÍCIA EM PLANO DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PORTAL DO PROFESSOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i37.23683
Agências de fomento
Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (FAPERN)

Palavras-chave:

Língua portuguesa. Gêneros do discurso. Portal do professor.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o trabalho com gênero do discurso em plano de aula de língua portuguesa do Portal do Professor. O foco recai sobre o exame dos aspectos temáticos, estilísticos e composicionais do gênero do discurso notícia explorado em um plano recortado como corpus do estudo. Interessa responder a seguinte questão: propõe-se efetivamente um trabalho com gênero do discurso e que considere suas especificidades? Como ancoragem teórica, o trabalho assume, principalmente, estudos do denominado Círculo de Bakhtin (BAKHTIN; 2016; MEDVIÉDEV, 2016; VOLÓCHINOV, 2017) sobre a abordagem dialógica e ideológica da linguagem, com ênfase nas discussões sobre gêneros do discurso, e trabalhos de estudiosos que discutem questões ligadas ao ensino de língua materna, dentre os quais Barbosa (2000), Rodrigues (2001), Maieski (2005) e Acosta (2008. As análises realizadas apontam que não há, no plano de aula analisado, uma adequada exploração do conteúdo temático, do estilo e da estrutura composicional enquanto partes constituintes do gênero explorado, uma vez que a proposta de abordagem desses aspectos tanto fica restrita a uma exploração superficial e de maneira genérica do enunciado, quanto se dá a partir de partes fragmentadas deste, desconsiderando, portanto, a concretude do enunciado notícia e suas especificidades.

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Recebido em 03-12-2019 | Aceito em 20-02-2020

 

Biografia do Autor

Cristiana Abrantes SARMENTO, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte


Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas. Mestra em Ensino de Línguas pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus de Pau dos Ferros. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID/UERN, no período de julho de 2012 a fevereiro de 2014.

José Cezinaldo Rocha BESSA, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES), supervisionado pela Profª Marília Amorim. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras. É docente permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN), Mestrado Acadêmico, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL), Mestrado Acadêmico e doutorado. Foi o idealizador e é o atual editor-geral da revista Diálogo das Letras. É membro do Conselho editorial das Edições UERN. Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada e Língua Portuguesa, dedicando-se especialmente a estudos informados pelas seguintes temáticas: gêneros do discurso, produção textual, ensino de língua materna, dialogismo, discurso citado, voz autoral, plágio, escrita e comunicação científica.

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Publicado

27-02-2020

Como Citar

SARMENTO, C. A.; BESSA, J. C. R. UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DE TRABALHO COM O GÊNERO DO DISCURSO NOTÍCIA EM PLANO DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PORTAL DO PROFESSOR. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 37, p. 34–46, 2020. DOI: 10.48075/rt.v16i37.23683. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/23683. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temas Livres e Representações sociais, linguísticas e identitárias