UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DE TRABALHO COM O GÊNERO DO DISCURSO NOTÍCIA EM PLANO DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PORTAL DO PROFESSOR

Cristiana Abrantes SARMENTO, José Cezinaldo Rocha BESSA

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar o trabalho com gênero do discurso em plano de aula de língua portuguesa do Portal do Professor. O foco recai sobre o exame dos aspectos temáticos, estilísticos e composicionais do gênero do discurso notícia explorado em um plano recortado como corpus do estudo. Interessa responder a seguinte questão: propõe-se efetivamente um trabalho com gênero do discurso e que considere suas especificidades? Como ancoragem teórica, o trabalho assume, principalmente, estudos do denominado Círculo de Bakhtin (BAKHTIN; 2016; MEDVIÉDEV, 2016; VOLÓCHINOV, 2017) sobre a abordagem dialógica e ideológica da linguagem, com ênfase nas discussões sobre gêneros do discurso, e trabalhos de estudiosos que discutem questões ligadas ao ensino de língua materna, dentre os quais Barbosa (2000), Rodrigues (2001), Maieski (2005) e Acosta (2008. As análises realizadas apontam que não há, no plano de aula analisado, uma adequada exploração do conteúdo temático, do estilo e da estrutura composicional enquanto partes constituintes do gênero explorado, uma vez que a proposta de abordagem desses aspectos tanto fica restrita a uma exploração superficial e de maneira genérica do enunciado, quanto se dá a partir de partes fragmentadas deste, desconsiderando, portanto, a concretude do enunciado notícia e suas especificidades.

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Recebido em 03-12-2019 | Aceito em 20-02-2020

 


Palavras-chave


Língua portuguesa. Gêneros do discurso. Portal do professor.

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