A EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM MEDIADA NO DESENVOLVIMENTO DA METACOGNIÇÃO ATRAVÉS DOS CICLOS DE LEITURA MAISPAIC

Autores

  • Crígina Cibelle PEREIRA UERN- CAMEAM-Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia
  • Joelma Uchoa PINHEIRO UERN- CAMEAM-Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia
  • Jaqueline de Jesus BEZERRA UERN- CAMEAM-Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i37.23696
Agências de fomento

Palavras-chave:

Leitura literária. Professor-mediador. Ciclos de leitura. Metacognição. Leitor protagonista.

Resumo

Este artigo discute sobre o espaço da literatura no ensino fundamental por meio da Experiência da Aprendizagem Mediada nos Ciclos de Leitura do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (MAISPAIC), no eixo de Literatura e Formação do leitor. Objetivamos apresentar uma discussão acerca da atuação do professor como mediador da aprendizagem, no desafio de despertar  nos alunos o gosto pela leitura de deleite e o desenvolvimento da autonomia estudantil. Analisamos os Ciclos de Leitura MAISPAIC sob três perspectivas teóricas que fundamentam a proposta do Programa. Para a  mediação da aprendizagem, tomamos as concepções de Vygotsky (1991),sobre o sociointeracionismo pela linguagem com vistas ao desenvolvimento cognitivo e de Feuerstein (1991), bem como demais estudiosos,  por discorrerem sobre a Experiência da Aprendizagem Mediada como impulsionadora da modificabilidade cognitiva estrutural; na perspectiva dialógica da  interação entre leitor, texto e autor, trazemos o olhar de Bakhtin (1997, 2016),  integrando-o às ideias de Solé (1998) e  Cosson (2014), que apontam a leitura compartilhada como um momento interacional da linguagem em função do letramento literário dos alunos; para compreender a visão de educação impressa nessa proposta, buscamos  a partir de Freire(1987), analisar as relações de proximidade entre  as experiências do círculo de cultura  e a vivência dos Ciclos de Leitura no cotidiano  escolar.  A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, englobando o estudo bibliográfico sobre a teoria da aprendizagem mediada, a análise documental do material orientador do MAISPAIC e as experiências vivenciadas nas formações de professores ofertadas pelo programa. Os resultados apontam os Ciclos de Leitura como uma experiência de mediação da aprendizagem que tem impulsionado os docentes a abordarem novas estratégias para o trabalho de compreensão textual e influenciado os alunos no aprendizado do deleite literário para desenvolvimento da metacognição e formação de leitores protagonistas.

REFERÊNCIAS

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Recebido em 29-11-2019 | Aceito em 15-02-2020


Biografia do Autor

Crígina Cibelle PEREIRA, UERN- CAMEAM-Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005). Com doutorado e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Além disso, atua como professora Adjunto III, do Departamento de Letras, do Campus Avançado "Profª. Maria E. A. Maia", da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É líder do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Linguística Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, linguagem, gêneros do discurso, discurso do outro e retextualização. 

Joelma Uchoa PINHEIRO, UERN- CAMEAM-Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (2002), com Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará(2005) e Especialização em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009), é professora efetiva da Secretaria da Educação Básica do Ceará, mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino- PPGE-UERN(2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Jaqueline de Jesus BEZERRA, UERN- CAMEAM-Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (2011), especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana de língua portuguesa pela mesma universidade (2012) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras. É professora da EEFM TEODORICO TELES DE QUENTAL, situada em Crato-CE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Gramática e Produção de Texto. Atualmente, é doutoranda em Letras na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

27-02-2020

Como Citar

PEREIRA, C. C.; PINHEIRO, J. U.; BEZERRA, J. de J. A EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM MEDIADA NO DESENVOLVIMENTO DA METACOGNIÇÃO ATRAVÉS DOS CICLOS DE LEITURA MAISPAIC. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 37, p. 100–111, 2020. DOI: 10.48075/rt.v16i37.23696. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/23696. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Temas Livres e Representações sociais, linguísticas e identitárias