GÊNEROS TEXTUAIS EM VIDEOLIBRAS: UM ESTUDO DE ASPECTOS COMPOSICIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i39.23705
Agências de fomento

Palavras-chave:

Gênero Textual, Libras, Videolibras, Netnografia.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar um estudo inicial de aspectos composicionais que caracterizam gêneros textuais sinalizados, registrados em vídeo, que circulam na internet. A produção de dados empíricos da investigação seguiu pressupostos da pesquisa netnográfica, com levantamento de vídeos sinalizados em páginas na internet, demarcados por esferas de circulação na vida cotidiana e páginas institucionais. A produção técnico-material e o uso de recursos verbais e não-verbais foram as categorias que nortearam a análise metodológica deste estudo. Como resultados, apontamos o caráter recorrente de elementos composicionais que articulam recursos verbais e não-verbais na estrutura dos gêneros sinalizados, demandando etapas da pré-sinalização, da gravação do texto e da pós-sinalização, o que remete ao caráter intencional e planejado da articulação entre a dimensão linguística a dimensão visual produção de gêneros textuais em videolibras.

Recebido em: 01-12-2019

Revisões requeridas em: 04-05-2020

Aceito em:21-05-2020

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Biografia do Autor

Jonatas Rodrigues MEDEIROS, Universidade Federal do Paraná

Licenciatura em Letras Libras UFPR

Tradutor Intérprete de Libras UFPR

Sueli de Fátima FERNANDES, Universidade Federal do Paraná

Setor de Ciências Humanas/Coordenação do Curso de Letras LibrasPrograma de Pós-Graduação em Educação/UFPR Linha de Pesquisa Educação:diversidade, diferença e desigualdade social

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Publicado

01-10-2020

Como Citar

MEDEIROS, J. R.; FERNANDES, S. de F. GÊNEROS TEXTUAIS EM VIDEOLIBRAS: UM ESTUDO DE ASPECTOS COMPOSICIONAIS. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 39, p. 65–80, 2020. DOI: 10.48075/rt.v16i39.23705. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/23705. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Leitura em suas diferentes perspectivas teórico-metodológicas: da teoria ao ensino