ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA: IMPLICAÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS

Autores

  • Karoliny CORREIA Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Suziane da Silva MOSSMANN Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i39.24732
Agências de fomento

Palavras-chave:

Práticas de leitura, Ideário histórico-cultural, Língua Portuguesa, Elaboração didática.

Resumo

Este artigo tematiza elaborações didáticas de práticas de leitura produzidas por graduandos da última fase de um curso de Letras-Português de uma universidade do Sul do Brasil na modalidade EaD. O objetivo é caracterizar abordagens metodológicas, considerando a apropriação conceitual da ancoragem teórico-epistemológica de base histórico-cultural, que foi assumida nos projetos de docência. Nesse enfoque, observaram-se convergências, divergências ou indícios de aproximação dessa concepção teórica, tendo em vista a articulação entre teoria e prática, considerando diretrizes elaboradas por Correia (2017) em se tratando da apropriação conceitual e aplicadas em Mossmann (2019). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com aporte em pesquisa documental (MINAYO, 2008), que compreendeu a análise de projetos de docência e extraclasse produzidos por ocasião do período de Estágio Supervisionado em turmas do Ensino Médio. Para tal propósito, ancoramo-nos em teorizações da filosofia bakhtiniana, da psicologia da linguagem vigotskiana, bem como teorizações referentes às concepções de leitura. Os resultados evidenciam que não houve, quanto às ações metodológicas, convergências ao ideário histórico-cultural, predominando os indícios de aproximação dessa concepção, mas com frequentes remissões a outras abordagens teóricas, sugerindo não ter havido apropriação conceitual efetiva para uma ação metodológica centrada na abordagem de uso e reflexão da linguagem. Desse modo, este estudo contribui para as discussões da Linguística Aplicada na medida em que sinaliza a necessidade de ressignificação dos programas de formação inicial e continuada no que se refere à elaboração didática docente sobre a leitura.

Recebido em: 30-04-2020

Revisões requeridas em: 24-06-2020

Aceito em: 11-07-2020

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Biografia do Autor

Karoliny CORREIA, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Mestra e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de concentração em Linguística Aplicada, com enfoque em estudos sobre ensino e aprendizagem em Língua Portuguesa. Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC) e membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada - NELA, vinculado a UFSC, no qual participa do Grupo de Pesquisa Cultura Escrita e Escolarização. Desenvolve pesquisas no campo da educação em linguagem, com especial ênfase nos estudos dos usos da modalidade escrita da língua nas esferas escolar e acadêmica, dedicando-se a estudos e publicações nessa área. 

Suziane da Silva MOSSMANN, Estado de Santa Catarina

Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, mestra e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) . Desenvolve estudos afetos à área de concentração em Linguística Aplicada, com enfoque em estudos sobre formação de professores de Linguagem; membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada - NELA, vinculado à UFSC - e participante, no âmbito deste Núcleo, do grupo de pesquisa Cultura Escrita e Escolarização. É membro também do Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski (GEPEVI), vinculado à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Tem experiência na docência em Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos e Educação Superior na modalidade Presencial e a Distância.

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Publicado

01-10-2020

Como Citar

CORREIA, K.; MOSSMANN, S. da S. ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA: IMPLICAÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 39, p. 39–53, 2020. DOI: 10.48075/rt.v16i39.24732. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/24732. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Leitura em suas diferentes perspectivas teórico-metodológicas: da teoria ao ensino