APRESENTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i39.25974
Agências de fomento

Resumo

Estimadas leitoras e estimados leitores, 

Quando a ementa desta edição foi proposta, sequer poderíamos imaginar que a publicação ocorreria em meio a uma pandemia. O surto de COVID-19 nos impôs distanciamento social. Alterou as relações pessoais e profissionais: fomos forçados a reinventar nosso cotidiano e as maneiras de interagir. A televisão, os jornais, as revistas, as redes sociais, os aplicativos de mensagens, entre outros suportes, passaram a ser nossa conexão com a informação e com o outro. O mundo sendo lido de diferentes maneiras, a partir diferentes suportes, de dentro de nossas casas.

Se à época da proposição da chamada para publicação, a leitura nos parecia um tema pertinente, o atual contexto reitera a necessidade de que ela seja (ainda mais) debatida, difundida, atualizada e potencializada. Ainda que os textos da edição não se remetam a práticas orientadas no atual cenário, as abordagens que seguem em cada um dos estudos, constituem-se em esforços de pesquisadoras e pesquisadores na reflexão/trabalho sobre a leitura na escola, cujo objetivo incide na formação do sujeito leitor: reflexivo, crítico e atuante na sociedade em que se insere.

Assim, o presente número da Revista Trama apresenta como tema a Leitura em suas diferentes perspectivas teórico-metodológicas: da teoria ao ensino e pretende contribuir com as discussões e a compreensão de práticas relacionadas à leitura.

Marechal Cândido Rondon, outubro de 2020.

(Arquivo completo em PDF)

Biografia do Autor

Luciane Thomé SCHRÖDER, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Docente do Curso de Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon e do curso de pós-graduação em Letras, nível de mestrado e doutorado, campus de Cascavel. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Desenvolve pesquisas na área da Análise do Discurso de linha francesa.

Downloads

Publicado

01-10-2020

Como Citar

SCHRÖDER, L. T.; FRANÇA, J. de S. APRESENTAÇÃO. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 39, p. 06–08, 2020. DOI: 10.48075/rt.v16i39.25974. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/25974. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Leitura em suas diferentes perspectivas teórico-metodológicas: da teoria ao ensino