FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTÁGIO DE LÍNGUA INGLESA: OS MOMENTOS DE ORIENTAÇÃO COM O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i41.26804
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Palavras-chave:

Formação de professores, Estágio Curricular Supervisionado, Formação inicial

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado é uma política educacional, na qual os alunos-professores realizam a prática pedagógica em sua área profissional em uma escola de educação básica, sob a responsabilidade de um profissional já habilitado. Com base em pesquisa qualitativa interpretativa (ERICKSON, 1990; MASON, 1996) de orientação etnográfica (HAMMERSLEY; ATKINSON, 2007), neste trabalho analisamos como ocorrem os momentos de orientação entre uma professora universitária e uma dupla de alunos-professores em uma turma de Estágio de Inglês. Os dados foram gerados em uma universidade pública federal localizada no sul do Brasil por meio de anotações de campo, gravações em áudio e vídeo, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os dados apontam que, no cenário investigado, há quatro tipos de orientação ao longo do semestre: orientação a distância, orientação em grupo, feedback pós-observação e encontros individuais. Identificamos que, nas orientações, a prática pedagógica dos alunos-professores era tanto o ponto de partida quanto o de chegada (PÉREZ-GÓMEZ, 1995). Além disso, verificou-se que, nessas interações, os alunos-professores, conjuntamente com as professoras orientadoras, refletiam sobre sua própria ação (SCHÖN, 1983), considerando retrospectivamente e prospectivamente a sua prática (PERRENOUD, 2002). Por fim, há evidências de que os momentos de orientação entre a professora universitária e os alunos-professores provocaram mudanças em seus conhecimentos, suas práticas e atitudes profissionais e, há indícios de que essas mudanças repercutiram positivamente no aprendizado dos alunos da escola. Assim, no contexto analisado, convites à participação, reflexões sobre soluções para situações enfrentadas pelos licenciandos na sua prática docente, o estabelecimento de uma relação de colaboração, bem como o fornecimento de exemplos concretos de como levar a cabo as sugestões, contribuíram para a formação desses alunos-professores.

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Recebido em 25-01-2021

Revisões requeridas em 31-03-2021

Aceito em 21-04-2021

Biografia do Autor

Paula Cortezi Schefer Cardoso SCHARDONG, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Possui graduação em Letras, habilitação em Língua Inglesa, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011).

Simone SARMENTO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui doutorado em Terminologia e Lexicografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Lancaster University (2005) e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é Coordenadora substituta do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 2 2020/2023.

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Publicado

01-06-2021

Como Citar

SCHARDONG, P. C. S. C.; SARMENTO, S. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTÁGIO DE LÍNGUA INGLESA: OS MOMENTOS DE ORIENTAÇÃO COM O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 41, p. 134–149, 2021. DOI: 10.48075/rt.v17i41.26804. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/26804. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Práticas de Estágio(s) em Discussão