A MARCA DA INTENCIONALIDADE ATRAVÉS DOS ADVÉRBIOS DE BASE NOMINAL

Autores

  • Jerusa Alves Cuty

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v6i12.5120

Palavras-chave:

intencionalidade, advérbios de base nominal, redações.

Resumo

Este artigo analisa a utilização dos advérbios de base nominal como índices de intencionalidade em redações de alunos de terceiro ano do Ensino Médio em duas escolas de Porto Alegre (uma da rede pública e outra da rede privada). O estudo assume como base teórica a semântica dos atos de fala, juntamente com o tratamento gramatical dado à categoria dos advérbios. Em seguida, a partir de um corpus heterogêneo, faz-se a análise dos advérbios de base nominal de forma a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, sua marca de direcionamento nos textos escolares.

 

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Publicado

27-04-2011

Como Citar

ALVES CUTY, J. A MARCA DA INTENCIONALIDADE ATRAVÉS DOS ADVÉRBIOS DE BASE NOMINAL. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 6, n. 12, p. 51–64, 2011. DOI: 10.48075/rt.v6i12.5120. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/5120. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO