QUÍMICA PARA SURDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Cleber Antonio Lindino, Terezinha Corrêa Lindino, Rafael Cappellesso de Oliveira, Graciele Maria Stembark, Adalberto Teógenes Tavares Júnior

Resumo


Este relato de experiência tem como finalidade discutir o ensino dos conteúdos de Química para Surdos. Por meio do dialogismo, tanto na escrita como na leitura, correlacionou-se os conteúdos ensinados no Ensino Médio sobre Química com o cotidiano do Surdo encontrando formas concretas para a integralização deste conteúdo ao repertório vocabulístico do Surdo. Adotou-se a polifonia como suporte, visto que ela indica a presença de outros textos dentro de um texto, causada pela inserção do autor num contexto que já inclui previamente textos anteriores que lhe inspiram ou influenciam. O tema selecionado como exemplo de aplicação do Método do Arco utilizado neste trabalho foi densidade.  Para a verificação e análise dos processos de ensino e de aprendizagem instituídos, optou-se pela avaliação formativa, já que cada discente surdo aprende de uma forma diferente e esse método respeita tais diferenças.


Palavras-chave


Surdez; Química; Inclusão Social

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v7i14.5783

Direitos autorais



Revista Trama

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e-ISSN 1981-4674 

Unioeste

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Marechal Cândido Rondon 

Colegiado do Curso de Letras

Rua Pernambuco, 1777

Marechal Cândido Rondon - Paraná

Caixa Postal 91 - CEP: 85960-000

| trama.unioeste@gmail.com |