QUÍMICA PARA SURDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Cleber Antonio Lindino
  • Terezinha Corrêa Lindino
  • Rafael Cappellesso de Oliveira
  • Graciele Maria Stembark
  • Adalberto Teógenes Tavares Júnior

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v7i14.5783

Palavras-chave:

Surdez, Química, Inclusão Social

Resumo

Este relato de experiência tem como finalidade discutir o ensino dos conteúdos de Química para Surdos. Por meio do dialogismo, tanto na escrita como na leitura, correlacionou-se os conteúdos ensinados no Ensino Médio sobre Química com o cotidiano do Surdo encontrando formas concretas para a integralização deste conteúdo ao repertório vocabulístico do Surdo. Adotou-se a polifonia como suporte, visto que ela indica a presença de outros textos dentro de um texto, causada pela inserção do autor num contexto que já inclui previamente textos anteriores que lhe inspiram ou influenciam. O tema selecionado como exemplo de aplicação do Método do Arco utilizado neste trabalho foi densidade.  Para a verificação e análise dos processos de ensino e de aprendizagem instituídos, optou-se pela avaliação formativa, já que cada discente surdo aprende de uma forma diferente e esse método respeita tais diferenças.

Downloads

Publicado

20-11-2011

Como Citar

LINDINO, C. A.; CORRÊA LINDINO, T.; CAPPELLESSO DE OLIVEIRA, R.; STEMBARK, G. M.; TAVARES JÚNIOR, A. T. QUÍMICA PARA SURDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 7, n. 14, p. 11–32, 2011. DOI: 10.48075/rt.v7i14.5783. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/5783. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO