O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO SURDO

Autores

  • Reija Aparecida de Oliveira
  • Elaine da Silva

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v7i14.5785

Palavras-chave:

Surdez, Linguagem, Letramento

Resumo

 Este estudo faz uma reflexão sobre o processo de alfabetização e letramento dos surdos. A linguagem é o primeiro contato do ser humano com o mundo, como forma de mediação e como meio de engajá-lo na própria realidade. Por esse motivo, o professor deve propor metodologias que envolvam tanto a linguagem verbal quanto a não verbal. Diante do processo de alfabetização, conclui-se que o surdo não é alfabetizado como os demais ouvintes, mas passa por um processo que chamamos de “letramento”. Destaca-se nessa aprendizagem a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), considerando-o bilinguismo.

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Publicado

12-06-2012

Como Citar

APARECIDA DE OLIVEIRA, R.; DA SILVA, E. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO SURDO. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 7, n. 14, p. 69–80, 2012. DOI: 10.48075/rt.v7i14.5785. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/5785. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO