AS PRÁTICAS DE BILINGUISMO E A INTERAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS INCLUSIVAS. O QUE ESTÁ FALTANDO?

Autores

  • Maria Lourdes de Moura

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v7i14.5791

Palavras-chave:

Ensino e surdez, interações x intenções

Resumo

Compreender a si mesmo e aos outros que o cercam tentando amenizar as fronteiras lingüísticas que afastam ou agridem muitas vezes, se constitui um dos maiores objetivos do ser humano. Nas reflexões propostas neste trabalho, porém, percebem-se marcas profundas de discriminação nas relações cotidianas de sala de aula em escolas inclusivas da região oeste do Paraná, entre estudantes surdos com colegas e professores ouvintes, assim como, a falta de valorização do potencial intelectual do sujeito usuário de um código lingüístico diferente da língua majoritária.

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Publicado

20-11-2011

Como Citar

DE MOURA, M. L. AS PRÁTICAS DE BILINGUISMO E A INTERAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS INCLUSIVAS. O QUE ESTÁ FALTANDO?. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 7, n. 14, p. 81–96, 2011. DOI: 10.48075/rt.v7i14.5791. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/5791. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO