O ENSINO DA “NORMA PADRÃO” X VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA SOB A PERSPECTIVA DA SOCIOLINGÜÍSTICA INTERACIONAL

Autores

  • Marcia Karlowski da Silva

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v2i4.676

Palavras-chave:

Variação lingüística, Norma padrão, Ensino.

Resumo

Que existe uma crise no sistema educacional, todos estão cansados de saber, mas o que os professores, escola e sociedade têm feito para mudar este quadro? O objeto desta pesquisa consiste no papel do professor como mediador, tendo como objetivo encontrar maneiras de se trabalhar em sala de aula a “norma padrão”, mas sempre considerando as variações lingüísticas de seus alunos, partindo do que o aluno já sabe sobre a língua, para que a partir daí ele próprio possa construir novos conhecimentos. O objetivo principal desta pesquisa consiste na reflexão do uso da língua e valorização da mesma, tendo como viés a Lingüística Aplicada. Espera-se através deste estudo provocar nos professores uma reflexão sobre o ensino que temos e o ensino que queremos, para que assim possa-se melhorar a prática e consequentemente, fazer com que a aprendizagem da língua realmente aconteça, tornando-a significativa para o aluno.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DA SILVA, M. K. O ENSINO DA “NORMA PADRÃO” X VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA SOB A PERSPECTIVA DA SOCIOLINGÜÍSTICA INTERACIONAL. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 2, n. 4, p. p. 129–141, 2000. DOI: 10.48075/rt.v2i4.676. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/676. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO