VARIÁVEL VOSEO NO CENÁRIO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v3i5.922Palavras-chave:
Ensino/aprendizagem de língua espanhola, sociolingüística, variante lingüística.Resumo
Neste artigo investigou-se, mais objetivamente, como e se um grupo de professores de língua espanhola dos municípios de Apucarana e Jandaia do Sul, no norte do estado do Paraná, trabalhava a variante lingüística voseo em suas aulas. Assim, também, foram analisados os materiais didáticos dos docentes envolvidos na pesquisa com o objetivo de verificar se havia nesta prática pedagógica alguma referência ao ensino da variante pronominal vos. Dessa forma, buscou-se conscientizar o docente de que seu trabalho deve ser voltado também para as variações lingüísticas, num trabalho paralelo com a variável institucionalizada. Acredita-se que o resultado deste estudo pode oferecer importantes contribuições para os professores e, dessa maneira, o aluno será privilegiado, pois aprenderá mais sobre a língua espanhola num trabalho de conscientização e tolerância perante as possíveis diferenças de visão de mundo em diferentes culturas.Downloads
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