VARIÁVEL VOSEO NO CENÁRIO ESCOLAR

Autores

  • Andréia Cristina Roder Carmona

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v3i5.922

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem de língua espanhola, sociolingüística, variante lingüística.

Resumo

Neste artigo investigou-se, mais objetivamente, como e se um grupo de professores de língua espanhola dos municípios de Apucarana e Jandaia do Sul, no norte do estado do Paraná, trabalhava a variante lingüística voseo em suas aulas. Assim, também, foram analisados os materiais didáticos dos docentes envolvidos na pesquisa com o objetivo de verificar se havia nesta prática pedagógica alguma referência ao ensino da variante pronominal vos. Dessa forma, buscou-se conscientizar o docente de que seu trabalho deve ser voltado também para as variações lingüísticas, num trabalho paralelo com a variável institucionalizada. Acredita-se que o resultado deste estudo pode oferecer importantes contribuições para os professores e, dessa maneira, o aluno será privilegiado, pois aprenderá mais sobre a língua espanhola num trabalho de conscientização e tolerância perante as possíveis diferenças de visão de mundo em diferentes culturas.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

CARMONA, A. C. R. VARIÁVEL VOSEO NO CENÁRIO ESCOLAR. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 3, n. 5, p. p. 41–53, 2000. DOI: 10.48075/rt.v3i5.922. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/922. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO