Sobre a Revista

Políticas Editoriais

FOCO E ESCOPO:

Publicação do Grupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O projeto tem como objetivo divulgar pesquisas e estudos de professores e alunos pesquisadores ligados à educação, cultura, linguagem e arte, aos pesquisadores que pesquisam sobre essas temáticas sob as formas de artigos, ensaios, imagens e sons, documentos e fontes, resenhas, traduções e criação literária.

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada proposta de publicação recebida é submetida à revisão de consultores científicos, por meio do sistema duplo cego, tendo como objetivos manter a imparcialidade no processo de avaliação e verificar se a matéria é relevante para justificar sua publicação, bem como verificar se está apresentada de forma adequada à linguagem acadêmica, sobretudo no que se refere à avaliação científica e técnica do texto. Os consultores são pesquisadores com qualificação reconhecida, de instituições de ensino e de pesquisa das mais diversas regiões brasileiras e do exterior pertencentes ao conselho científico e à equipe de avaliadores cadastrados no sistema da revista (avaliadores ad hoc).

Ao examinar um original, o consultor deve observar questões relativas à autoria e ao plágio. Em caso de discrepância, um terceiro consultor avalia o trabalho. Os consultores não recebem remuneração pelo serviço prestado.

Periodicidade

Publicação quadrimestral:

Primeiro quadrimestre: jan./abr.
Segundo quadrimestre: maio/ago.
Terceiro quadrimestre: set./dez

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Classificação no WebQualis-Capes

Quadriênio 2013-2016:
B2 em Letras e Linguística
B2 em Ensino

Quadriênio 2017-2020:
A3 en todas as áreas

Veja o conceito do periódico em sua área de atuação digitando o ISSN 1982-5935 no link http://qualis.capes.gov.br/webqualis/publico/pesquisaPublicaClassificacao.seam?conversationPropagation=begin

------------------------------------------------------------------

Sistema de Submissão: fluxo contínuo e dossiês temáticos

Para o fluxo contínuo, os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado. No caso dos dossiês temáticos, são divulgadas as chamadas no site da revista, com os respectivos temas e prazos para submissão.

------------------------------------------------------------------

Tempo entre a submissão até o parecer do artigo

Até 6 meses.

Responsabilidades

1. Os manuscritos seguem as instruções disponíveis em “Processo de Avaliação pelos Pares”;
  2. O conteúdo do texto é de responsabilidade dos próprios autores (sejam afirmações, opiniões ou expressões presentes nos manuscritos);
  3. A revisão gramatical dos trabalhos é de responsabilidade dos autores. Os trabalhos já deverão estar revisados no momento da submissão;
  4. Ao enviar o arquivo para avaliação na Travessias, se aceito, automaticamente o autor autoriza a sua publicação. Direitos autorais não serão pagos.

Formato de Avaliação

Os seguintes aspectos são observados pelos avaliadores no momento da avaliação:

1. Adequação do título ao conteúdo do manuscrito;
  2. Adequação do resumo (contendo objetivo, método, resultados e conclusão);
  3. Desenvolvimento da introdução do artigo (explicação sucinta do porque a pesquisa foi realizada);
  4. Objetivos claramente definidos do trabalho;
  5. Metodologia do trabalho;
  6. Apresentação dos resultados obtidos (consistência das afirmações, sem especulações);
  7. Conclusão do trabalho (relação com o(os) objetivo(os);
  8. Relevância da discussão proposta;
  9. Coesão, coerência, objetividade e estruturação do artigo.

DOI

A Travessias informa a todos os autores que somente os artigos publicados a partir de 2020 passaram a ter identificador DOI.

Entidade Editora

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE