CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LEITURA E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL: ALGUNS PRESSUPOSTOS

Autores

  • Dileuza Niebielski Baiocchi

Palavras-chave:

Tecnologia de Comunicação Digital, Formação do Leitor, Leitura, Hipertexto.

Resumo

RESUMO: O presente trabalho propõe um conjunto de reflexões concernentes às necessidades de ressignificação acerca das práticas de leitura que se evidenciam no contexto da sociedade atual, caracterizadas pela interrelação entre cultura e mídias digitais. Este trabalho dispõe-se a discutir como a Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) constitue-se em uma relevante parcela de nossas práticas diárias na atualidade sendo, desse modo, incontestável a conveniência e a compreensão desses recursos com o intuito de favorecer o desenvolvimento do desempenho dos estudantes nas atividades de leitura em suportes digitais. O presente estudo se propõe, ainda, a analisar a importância da Tecnologia de Comunicação Digital acerca da leitura com auxílio das mídias digitais e a consequente formação de leitores. Agrega-se que entre os autores pesquisados, concernente à temática, enfatiza-se os postulados de Chartier (2009), Bellei (2002), Zilberman (1991; 2009), Lévy (1996; 1997; 1999), Santaella (2001) entre outros.

 

PALAVRAS CHAVE: Tecnologia de Comunicação Digital; Formação do Leitor; Leitura; Hipertexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2014

Como Citar

BAIOCCHI, D. N. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LEITURA E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL: ALGUNS PRESSUPOSTOS. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 3, p. e11035, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/11035. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO