ABORDAGENS SOCIOINTERACIONISTA E INTERCULTURAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ALEMÃ: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Metodologia de Ensino de Línguas, Língua Estrangeira, Livro Didático.Resumo
Depreende-se o domínio de língua(s) como uma necessidade no contexto atual, considerando a demanda social e a política de formação do cidadão num mundo multilíngue e, de certo modo, compreendido como sem fronteiras. De uma parte, a temática do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras vem merecendo destaque de pesquisadores no campo da Linguística Aplicada (REIS, 2011; BOHN, 2005; MOITA LOPES, 2003; GIMENEZ, 2002), justificando sua relevância para a perspectiva da interculturalidade e do sociointeracionismo. De outra parte, apesar da indiscutível importância do livro didático, enquanto elemento institucionalizado no processo de ensino, os estudos com foco nos materiais didáticos constituem-se, ainda, incipientes. Nesse sentido, pretende-se investigar se e em que medida o uso de materiais de ensino e aprendizagem, especificamente o livro didático de língua e cultura alemãs - uma vez que é por meio desse material que o professor orienta sua prática pedagógica - contempla e aborda as abordagens sociointeracionista e intercultural. Trata-se, de apresentar o projeto de pesquisa junto ao PPGL/UNIOESTE, o qual se encontra em fase de desenvolvimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.