A AUTORIDADE DO PROFESSOR REPENSADA ATRAVÉS DA INDISCIPLINA E DO RESPEITO

Autores

  • Ingrid Simon
  • Anderleia Sotoriva Damke

Palavras-chave:

Cultura escolar, Formação de professores, Didática

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre a relação de autoridade docente e algumas noções de indisciplina escolar e de respeito. Inicialmente abordamos o conceito de autoridade do professor. A autoridade pode ser compreendida como uma expressão emocional do poder. Nesse sentido, pode ser estudada como a consciência das pessoas, umas das outras, e, também, pode ser entendida como o sentido que as pessoas dão às instituições em que vivem e às relações que estabelecem. Num segundo momento, estudamos a indisciplina escolar e desenvolvemos a ideia de respeito. Nesse sentido, vamos estruturar a relação de autoridade entre professor e alunos, levando em consideração as noções de indisciplina e de respeito. O conceito de autoridade é trabalhado com base na obra Authority, de Richard Sennett (1980). A partir do conceito de autoridade, podemos pensar em alguns sentidos da indisciplina escolar. Entre esses sentidos, destacamos a noção de indisciplina como algo ligado à expressão emocional do poder, ao vínculo entre pessoas desiguais e a tentativa de perder o medo da autoridade. Ainda, podemos analisar a noção de respeito como algo adquirido através da autoridade legítima que pode ser constantemente reinterpretada pela indisciplina.

Palavras-chave: Educação. Autoridade docente. Indisciplina. Respeito.

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Publicado

14-08-2015

Como Citar

SIMON, I.; DAMKE, A. S. A AUTORIDADE DO PROFESSOR REPENSADA ATRAVÉS DA INDISCIPLINA E DO RESPEITO. Travessias, Cascavel, v. 9, n. 1, p. e11852, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/11852. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO