A AUTORIDADE DO PROFESSOR REPENSADA ATRAVÉS DA INDISCIPLINA E DO RESPEITO
Palavras-chave:
Cultura escolar, Formação de professores, DidáticaResumo
Este artigo apresenta uma análise sobre a relação de autoridade docente e algumas noções de indisciplina escolar e de respeito. Inicialmente abordamos o conceito de autoridade do professor. A autoridade pode ser compreendida como uma expressão emocional do poder. Nesse sentido, pode ser estudada como a consciência das pessoas, umas das outras, e, também, pode ser entendida como o sentido que as pessoas dão às instituições em que vivem e às relações que estabelecem. Num segundo momento, estudamos a indisciplina escolar e desenvolvemos a ideia de respeito. Nesse sentido, vamos estruturar a relação de autoridade entre professor e alunos, levando em consideração as noções de indisciplina e de respeito. O conceito de autoridade é trabalhado com base na obra Authority, de Richard Sennett (1980). A partir do conceito de autoridade, podemos pensar em alguns sentidos da indisciplina escolar. Entre esses sentidos, destacamos a noção de indisciplina como algo ligado à expressão emocional do poder, ao vínculo entre pessoas desiguais e a tentativa de perder o medo da autoridade. Ainda, podemos analisar a noção de respeito como algo adquirido através da autoridade legítima que pode ser constantemente reinterpretada pela indisciplina.
Palavras-chave: Educação. Autoridade docente. Indisciplina. Respeito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.