SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE ENCONTRO DAS VARIEDADES LINGUÍSTICAS

Autores

  • Michele Cristiane Stumpf
  • Sanimar Busse

Palavras-chave:

Escola, Língua, Variação Linguística.

Resumo

ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE O ENCONTRO DE VARIEDADES LINGUÍSTICAS NO ESPAÇO DA SALA DE AULA, SUAS MANIFESTAÇÕES NAS PRODUÇÕES ESCRITAS DOS ALUNOS E OS ENCAMINHAMENTOS DADOS PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS. PARTE-SE DO PRINCÍPIO DE QUE AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS DEVEM SER TOMADAS COMO CARACTERÍSTICAS IDENTITÁRIAS DOS ESTUDANTES, QUE, NO AMBIENTE ESCOLAR, CONVIVEM COM DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E LINGUÍSTICAS, INCLUSIVE COM AS NORMATIVAS.  PRETENDE-SE AINDA DISCUTIR SOBRE A RELEVÂNCIA DO TRABALHO COM A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, NO SENTIDO DE RESGATAR E PRESERVAR IDENTIDADES E, AINDA, DE COMPREENDER O MOVIMENTO DA LÍNGUA, CUJA DINAMICIDADE É ORIENTADA POR CONDICIONADORES DE ORDEM SOCIAL, CULTURAL, HISTÓRICA, ECONÔMICA E POLÍTICA. AS ANÁLISES SE DÃO SOBRE PROBLEMAS DE ESCRITA REGISTRADOS EM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEXTOS PRODUZIDOS A PARTIR DO TRABALHO COM O GÊNERO OPINATIVO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2015

Como Citar

STUMPF, M. C.; BUSSE, S. SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE ENCONTRO DAS VARIEDADES LINGUÍSTICAS. Travessias, Cascavel, v. 9, n. 1, p. e11871, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/11871. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] LINGUAGEM, DIVERSIDADE SOCIAL E PRÁTICA DOCENTE