A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DO GRADUANDO DE LETRAS EM UM PROJETO DE ENSINO DE LITERATURA

Rita Maria Decarli Bottega Decarli Bottega, Franciele Maria Martiny, Elisangela Redel, Aline Luane Fantinel, Leomir Bruch

Resumo

Este texto apresenta um relato reflexivo-crítico de um Projeto de Ensino desenvolvido no curso de licenciatura em Letras, nas disciplinas de Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II, respectivamente nos 3º e 4º anos, da Unioeste – câmpus de Marechal Cândido Rondon, intitulado 40 clics poéticos: leituras e releituras da obra de Paulo Leminski. A realização do Projeto de Ensino justificou-se pela necessidade de formação de professores aptos a ensinarem literatura nas escolas e a formarem alunos leitores e, dessa forma, propiciou o contato dos graduandos com uma abordagem teórico-metodológica diferenciada para o ensino da obra poética de Paulo Leminski. Assim, a primeira parte deste trabalho traz uma reflexão sobre o ensino de literatura, seus desafios e perspectivas, focalizando a formação docente, bem como o ensino articulado à extensão no âmbito da universidade. Após esta introdução, que apresenta também a configuração do projeto aplicado, o segundo momento do trabalho contempla o relato reflexivo-crítico da proposta metodológica para o ensino da poesia na sala de aula, à luz dos pressupostos teóricos de Riolfi (2008), Severino (2012), Colomer (2007), Geraldi (1997), entre outros. Por fim, considera-se que o desenvolvimento do projeto teve interferência positiva na formação dos licenciados do curso de Letras, pelo contato que tiveram com uma proposta diferenciada de ensino de literatura, promovendo a articulação entre as teorias estudadas nas disciplinas envolvidas com a referida proposta de ensino, o que possibilitou a reflexão e análise sobre como desenvolver um trabalho instigante e motivador com o gênero poesia nas escolas.

Palavras-chave

Literatura; Caravana da Poesia; Paulo Leminski; Ensino

Texto completo:

PDF