AS RELAÇÕES DIALÓGICAS NA CONSTITUIÇÃO DO GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA
Palavras-chave:
, Bakhtin, relações dialógicas, gêneros do discurso, propaganda.Resumo
O escopo deste texto é discutir as relações dialógicas existentes nos discursos enunciativos de campanhas publicitárias, analisando de que forma esses enunciados se constroem e com que parâmetros sociais compactuam. Para tanto, valemo-nos dos conceitos bakhtinianos (2003; 2006; 2008) tais como língua, enunciado, discurso, texto, sujeito, gêneros do discurso, dialogismo e relações dialógicas; das discussões feitas por Rodrigues (2001, 2004, 2005) e Sobral (2013), quando estes também refletem sobre os gêneros discursivos e as suas relações dialógicas; das considerações de Brait (2012) sobre a noção bakhtiniana de texto e dialogismo; das observações feitas por Fiorin (2006, 2012) sobre intertextualidade; e, por fim, das ponderações de Sandmann (2001) sobre o gênero propaganda. Com base nas concepções bakhtinianas, percebemos que as relações dialógicas se originam a partir da combinação das correlações extralinguísticas junto ao enunciado discursivo, presentes no campo de atividade humana. Nesse sentido, a propaganda, assim como outros gêneros do discurso, torna-se a materialização da própria linguagem. A metodologia deste estudo será realizada por meio da análise do corpus escolhido, associada às concepções teóricas dos autores apresentados, a fim de discutir acerca dos diálogos presentes neste corpus. Dessa forma, pretende-se confirmar que o gênero propaganda dialoga com outros enunciados pré-estabelecidos, assim como influenciam para construir e manter padrões socialmente estipulados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.