A literatura e o letramento literário no ENEM: contribuições para o debate no ensino médio

Autores

  • Helciclever Barros da Silva Vitoriano
  • Alessandro Borges Tatagiba
  • Anderson Luís Nunes da Mata
Agências de fomento

Palavras-chave:

Literatura, Letramento Literário, Enem.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relação entre a Literatura e o letramento literário no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Criado em 1998, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem serve desde 2009 como uma das formas de ingresso ao ensino superior bem como pré-requisito para acesso a vários programas inclusivos, entre eles o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Sistema de seleção unificada (Sisu). O Enem atingiu em 2014 cerca de 8 (oito) milhões de inscritos e, dado esse contexto, acentua-se o interesse de pesquisadores, professores e estudantes do ensino médio sobre o exame. Com vistas a contribuir para o debate acerca dos conceitos, limites e possibilidades envolvidas na relação entre a literatura e o letramento literário no Enem, a proposta parte da seguinte questão de investigação: as habilidades de literatura expressas na matriz de referência do Enem e cobradas nos itens de prova representam avanços ou retrocessos para o ensino de literatura na educação básica? Para a consecução dessa questão e do plano de trabalho, o aporte teórico baliza-se por contribuições de autores como Alavarse (2013), Barbosa (2015), Cosson (2009), Halladyna e Steven (1989), Soares, Araújo (2013), Tatagiba (2014), Tatagiba e Catalani (2015), Vianna (2003), Soares (2014). A metodologia, de abordagem qualitativa interpretativista, adotou procedimentos de análise documental. Confrontou-se e analisou-se da matriz de referência do Enem (Brasil, 2009), as habilidades que se referem à Literatura. Entre os resultados preliminares deste trabalho, evidencia-se a necessidade de aprofundar pesquisas sobre o efeito retroativo do Enem na formação da educação literária hoje no Brasil.

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Publicado

01-07-2016

Como Citar

VITORIANO, H. B. da S.; TATAGIBA, A. B.; DA MATA, A. L. N. A literatura e o letramento literário no ENEM: contribuições para o debate no ensino médio. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 1, p. e12720, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/12720. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] TIC, MULTILETRAMENTOS, SUPORT. E RECURSOS DIDT.-PED. APLIC. AO ENSINO DE LP