RELAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM A PROVINHA BRASIL - TESTE 2 DE 2015

Nirce Soldi Thomas, Carmen Teresinha Baumgärtner

Resumo

Neste estudo fazemos uma análise de material didático, especificamente uma apostila anual de Língua Portuguesa – Lendo, Interpretando e Aprendendo do 2º ano - Ensino Fundamental, organizada pela Secretaria Municipal da Educação – SMED, de um município localizado no Oeste do Paraná. Esse material didático, elaborado para o ensino de Língua Portuguesa, focalizando a leitura, foi trabalhado pelos professores com as turmas do 2º ano durante o ano de 2015. Considerando o largo uso em sala de aula que lhe foi destinado no contexto da pesquisa, interessounos tomá-lo como unidade de estudo, com o objetivo de refletir sobre a concepção de leitura na qual estaria pautado e analisar se o material contempla textos e atividades que visem ao desenvolvimento e à aprendizagem dos descritores avaliados na Provinha Brasil - Teste 2 de 2015. A Provinha Brasil é um instrumento de avaliação em larga escala, criado pelo MEC/INEP, para diagnosticar quais seriam as habilidades de leitura que os alunos das escolas públicas, nesse nível de escolaridade, já dominam e quais ainda não dominam. Essa avaliação é aplicada duas vezes no mesmo ano: no início, quando o aluno está ingressando, e a outra no final do ano, quando está concluindo o segundo ano. Com esta pesquisa qualitativa interpretativa, de análise documental, constatamos que o encaminhamento das atividades tem seu foco mais no texto. Logo, contempla apenas uma das habilidades previstas e avaliadas na Provinha Brasil, o D6 – habilidade de localizar informações explícitas em textos.

Palavras-chave

Material didático, Alfabetização; Leitura.

Texto completo:

PDF