Relação do material didático do 2ºano do Ensino Fundamental com a Provinha Brasil - Teste 2 de 2015

Autores

  • Nirce Soldi Thomas Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Carmen Teresinha Baumgärtner Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Agências de fomento

Palavras-chave:

Material didático, Alfabetização, Leitura.

Resumo

Neste estudo fazemos uma análise de material didático, especificamente uma apostila anual de Língua Portuguesa – Lendo, Interpretando e Aprendendo do 2º ano - Ensino Fundamental, organizada pela Secretaria Municipal da Educação – SMED, de um município localizado no Oeste do Paraná. Esse material didático, elaborado para o ensino de Língua Portuguesa, focalizando a leitura, foi trabalhado pelos professores com as turmas do 2º ano durante o ano de 2015. Considerando o largo uso em sala de aula que lhe foi destinado no contexto da pesquisa, interessounos tomá-lo como unidade de estudo, com o objetivo de refletir sobre a concepção de leitura na qual estaria pautado e analisar se o material contempla textos e atividades que visem ao desenvolvimento e à aprendizagem dos descritores avaliados na Provinha Brasil - Teste 2 de 2015. A Provinha Brasil é um instrumento de avaliação em larga escala, criado pelo MEC/INEP, para diagnosticar quais seriam as habilidades de leitura que os alunos das escolas públicas, nesse nível de escolaridade, já dominam e quais ainda não dominam. Essa avaliação é aplicada duas vezes no mesmo ano: no início, quando o aluno está ingressando, e a outra no final do ano, quando está concluindo o segundo ano. Com esta pesquisa qualitativa interpretativa, de análise documental, constatamos que o encaminhamento das atividades tem seu foco mais no texto. Logo, contempla apenas uma das habilidades previstas e avaliadas na Provinha Brasil, o D6 – habilidade de localizar informações explícitas em textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMOP. Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Currículo Básico para a Escola Pública Municipal: Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais (2007) - 2ª Avaliação e Reorganização. Cascavel: AMOP, 2014.

BARBOSA, J. J. Alfabetização e leitura. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira – INEP. Provinha Brasil. Matriz de referência da avaliação. 2015. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/provinha-brasil. Acesso em: 03 jan. 2016.

CEALE. Centro de alfabetização, leitura e escrita. Letra A: o Jornal do alfabetizador. Belo Horizonte, junho/julho de 2008 – Ano 4 – Edição especial. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br. Acesso em: 02 jan. 2016.

COSTA-HÜBES, T. da C.; BARREIROS, R. C. Concepções e capacidades de leitura para o letramento. In: COSTA-HÜBES, T. da C. et al. (Orgs). Descritores da Prova Brasil (5º ano): estudos e preposições didáticas. São Carlos – SP: Pedro & João Editores, 2014.

COSTA-HÜBES, T. da C. concepção de leitura na sequência didática. In: Anais da 13ª JELL – Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Leitura e seus desdobramentos. Marechal Cândido Rondon, PR: EDUNIOESTE, 2010.

GERALDI, João W. (Org.). O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KLEIMAN, A. Texto & leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 14. ed. São Paulo: Pontes, 2011.

KLEIN, L. R. Alfabetização: quem tem medo de ensinar? 4. ed. São Paulo: Cortez; Mato Grosso do Sul: UFMS, 2002.

KOCH, I. V. O texto e a construção de sentidos. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

______; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2000.

LEFFA, V. J. Aspectos da leitura: Uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra – D.C Luzzatto, 1996.

______. Perspectivas no estudo da leitura: texto, leitor interação social. In: LEFFA, V. J. PEREIRA, A. E. (Orgs.). Ensino de leitura e produção textual: alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/. Acesso em: 18 jan. 2016.

MENEGASSI, R. J. Compreensão e interpretação no processo de leitura: noções básicas ao professor. Maringá: Revista Unimar, 1995.

______. Ensino da leitura. 2. ed. Formação de professores – EAD. Maringá: Eduem, 2010.

ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. 2004. São Paulo. Disponível em: <http://www.debragancapaulista.educacao.sp.gov.br>. Acesso em: 07 set. 2015.

SMED. Secretaria Municipal da Educação. Lendo, Interpretando e Aprendendo e Apostila de atividades do 2º ano – Língua portuguesa. Foz do Iguaçu, 2015. Disponível em:

https://ead.pti.org.br/ntm/. Acesso em: 10 jan. 2015.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Tradução de Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

30-08-2016

Como Citar

THOMAS, N. S.; BAUMGÄRTNER, C. T. Relação do material didático do 2ºano do Ensino Fundamental com a Provinha Brasil - Teste 2 de 2015. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 3, p. e14149, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/14149. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] REFLEXÃO LINGUÍSTICA A REBOQUE DA FALTA DE REFLEXÃO SOBRE A APLIC. TEÓRICA