Laerte e a expressão “trans” por meio das tiras da Muriel: pelo direito de ser diferente

Autores

  • Silvana de Araújo Vaillões
Agências de fomento

Palavras-chave:

Tiras. Identidade de gênero. Teoria queer. Educação

Resumo

Este estudo pretende analisar algumas das tiras da cartunista Laerte Coutinho, compreendendo a série intitulada “Muriel”, considerando sua pertinência educativa, já que revela um novo olhar sobre a questão. Diante do fato de que essa cartunista assumiu sua identidade de gênero feminina, passando a militar pelas causas “trans” e recebendo visibilidade na mídia e em eventos pertinentes à temática, considera-se de relevância o seu trabalho, já que as tiras não se desvinculam de sua militância pela causa. A pesquisa basear-se-á em teóricos que estudam a teoria queer, cujas discussões mais se vinculam aos discursos da cartunista em questão, como Butler (2011) e Louro (2008). As tiras foram escolhidas de maneira aleatória, priorizando as que tematizassem a respeito dos direitos e da dificuldade de adaptação à sociedade, que é enfrentada pela maioria das trans.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUTLER, Judith. Bodies that matter: On the Discursive Limits of Sex. Tayllor & Francis e-Library, 2011.

ENTREVISTA Laerte Coutinho. Programa Gabi Quase Proibida. Exibido em 16 de outubro de 2013. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Ylesk_rb9LY. Acesso em 29 de outubro de 2013.

ENTREVISTA Laerte para o Roda Viva. Exibido em 07 de fevereiro de 2012. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vNT6kWzloWM. Acesso em: 01 de novembro de 2013.

LOURO, Guacira Lopes. Viajantes pós-modernos. In: Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

LOURO, Guacira Lopes. Marcas do corpo, marcas de poder. In: Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

LOURO, Guacira Lopes. Uma política pós-identitária para a Educação. In: Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Revista piauí. N° 79 – Abril, 2013.

TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 3. Ed. Rio de Janeiro e São Paulo: Editora Record, 2000.

Entrevista Laerte Coutinho ao programa De frente com Gabi. Exibido em 12 de fevereiro de 2012.Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uxD1xXvQWYM. Acesso em: 29 de outubro de 2013.

Downloads

Publicado

11-05-2017

Como Citar

VAILLÕES, S. de A. Laerte e a expressão “trans” por meio das tiras da Muriel: pelo direito de ser diferente. Travessias, Cascavel, v. 11, n. 1, p. e16273, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/16273. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] SEXUALIDADE, GÊNERO E EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA