Imprensa e poder: uma análise geopolítica do filme Uma Garrafa no Mar de Gaza
Palavras-chave:
Cinema, imprensa e poder, Israel x Palestina, geopolítica.Resumo
Este artigo analisa as relações de poder entre a geopolítica e a imprensa ocidental dentro do cenário de guerra entre Israel e a Palestina em comparatismo fílmico. O trabalho procura explicitar sobre o jogo geopolítico que sofre a interferência da mídia nos ambientes de conflito. Como objeto de estudo foi utilizado o filme Uma garrafa no mar de Gaza, o cinema como resistência na desconstrução do etnocentrismo entre os Estados e seus reflexos dentro da geopolítica mundial. A imprensa como sendo um agente de poder nas relações sociais e a sua atuação na formação do consenso público, nas crenças e valores de um povo e as suas interferências dentro da conjuntura política. Outros fatores como o “choque das civilizações” de Huntington também são abordados no artigo, na tentativa de esmiuçar aspectos inerentes à geopolítica para além do poder das relações internacionais dos países potências ou ainda das estratégias políticas entre os Estados.
Downloads
Referências
ATAQUE a tiros por palestinos deixa quatro mortos em Tel Aviv. 2016. UOL Notícias. Disponível em <https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2016/06/08/tiroteio-em-tel-aviv.htm>. Acesso em: 05 de set. 2016.
CAMARGO, Cláudio, Guerras árabes-israelenses. In MAGNOLI, Demetrio (org.) História das Guerras, São Paulo: Contexto, 2008. p. 425-452.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais: contribuição teórica para uma leitura geográfica dos movimentos sociais. Revista Nera, v.8, n.6, Presidente Prudente, jan./jun. 2005, p.14-34. Disponível em:< http://www2.fct.unesp.br/nera/revistas/06/Fernandes.pdf>. Acesso em 12 set. 2016.
GRAMSCI, Antonio. Obras escolhidas. Tradução Manuel Cruz; revisão Nei da Rocha Cunha. São Paulo: Martins Fontes, 1978.
GUEDES, João Victor; DIAS, Luciene; SOUSA, Rômulo. A Mídia Ocidental e os povos Árabes: uma relação de preconceito e generalizações. In: Congresso Internacional de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 8., 2011. Cuiabá: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. p 1-15. Acesso em: 14 set. 2016.
HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
HUNTINGTON, Samuel. O Choque das Civilizações e a Recomposição da Nova Ordem Mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.
LEFEBVRE H. Introdução à modernidade. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1969.
MENARD, Wilmond. Message in a bottle, 1980. Turks and Caicos National Museum. Disponível em:<https://www.tcmuseum.org/collections/message-in-a-bottle/>. Acesso em: 24 set. 2016.
NAME, L. Por Uma Geografia Pop: personagens geográficos e a contraposição de espaços no cinema. Tese (Doutorado em Geografia). Rio de Janeiro - RJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008, 293 p.
OLIVEIRA JUNIOR, W. M. De. Chuva de Cinema - Natureza e Cultura urbanas. Tese (Doutorado em Educação). Campinas - SP: Universidade Estadual de Campinas - SP, 1999, 162 p.
STEINBERGER, Margarethe Born. Discursos geopolíticos da mídia: jornalismo e imaginário internacional na América Latina, São Paulo: Fapesp/Cortez, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.