O conto como recurso didático para o ensino da variação linguística a aprendizes brasileiros de espanhol

Valdecy Oliveira Pontes, Denísia Kênia Feliciano Duarte

Resumo

Neste artigo, objetivamos tecer uma discussão sobre o uso do texto literário, mais especificamente do gênero conto, no ensino de Espanhol a aprendizes brasileiros, cujo foco se dará, principalmente, em função do seu uso como recurso didático para o ensino da variação linguística. Inicialmente, a partir dos pressupostos da Sociolinguística Laboviana e dos estudos de Bugel (1999), Santos (2002, 2005), Rodrigues (2005), Picanço (2003), Kraviski (2007), Coan e Pontes (2013), Pontes (2009, 2014), Lima (2014) e Faraco (2015), analisamos a abordagem da variação linguística nos livros didáticos de Espanhol para brasileiros. Em seguida, propomos o uso de contos para o ensino da diversidade linguística do Espanhol e apresentamos propostas de atividades. Dessa forma, buscamos promover uma reflexão quanto à importância de se considerar o uso do texto literário no ensino da variação linguística a aprendizes de línguas.

Palavras-chave

Texto Literário; Ensino de Espanhol; Variação Linguística.

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